Cidades

Mato Grosso do Sul

Polícia desarticula uma das principais quadrilhas do País

Polícia desarticula uma das principais quadrilhas do País

Redação

28/11/2012 - 11h15
Notícia sem imagem

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta manha (28), operação para desarticular uma das principais quadrilhas responsáveis por trazer cocaína ao Brasil, com atuação a partir de Aral Moreira (MS), próximo a fronteira com o Paraguai.

A Operação Grumatã é realizada também em Rio Grande do Sul e Paraná, onde os policiais cumpriram sete mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão. Segundo a polícia, a organização era comandada pelo traficante gaúcho Irineu Domingo Soligo, o Pingo, extraditado do Paraguai há cerca de dois anos e atualmente preso na Penitenciária Agrícola de Piraquara (PR), condenado a mais de 40 anos de prisão.

A rede de narcotraficantes, com base em MS, é suspeita de distribuir centenas de quilos de cocaína para o Brasil, principalmente para a região sul. Em 8 de agosto, a PF apreendeu 16 kg de cocaína em uma abordagem em Santo Antônio da Patrulha (RS). Com a ação, Pingo deve ser transferido para a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Catanduvas (PR).

As investigações apontaram que a droga teria sido enviada para o Rio Grande do Sul por Pingo e por seu filho. A Polícia Federal identificou que pai e filho são proprietários de três fazendas na região da fronteira do Brasil com o Paraguai. A característica da cocaína distribuída pelos dois, segundo a polícia, é o alto grau de pureza, muitas vezes identificada por uma cabeça de cavalo gravada em relevo diretamente na droga no momento da prensagem.

A operação recebeu o nome de Grumatã, por ser o mesmo de um peixe difícil de ser fisgado, originário da região Sul do Brasil. Os bens sequestrados foram estimados em R$ 20 milhões, distribuídos em quatro fazendas, gado, imóveis e veículos de luxo. Os presos deverão ser julgados por tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas e pelo crime de lavagem de dinheiro, podendo ser condenados a penas que variam de dez a 30 anos de reclusão.

As investigações foram iniciadas em janeiro deste ano. Até agosto, foram realizados cinco flagrantes que resultaram na prisão de nove pessoas, apreensão de 108 kg de cocaína, armas, veículos e mais de R$ 110 mil em dinheiro.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).