Cidades

Cidades

Prédios são incendiados no Egito em protesto à condenação de torcedores

Prédios são incendiados no Egito em protesto à condenação de torcedores

Redação

09/03/2013 - 13h30
Notícia sem imagem

A sede da Associação de Futebol do Egito e edifícios da polícia, localizados em um mesmo bairro do Cairo, foram incendiados hoje (9), depois que um tribunal penal da capital do país confirmou a condenação à morte de 21 pessoas que se envolveram em uma briga ao fim de uma partida de futebol no estádio de Port Said, em fevereiro do ano passado. As sentenças haviam sido pronunciadas em janeiro.

A briga entre torcedores do time local, Al-Masry, e do Al-Ahly, do Cairo, deixou 74 mortos, a maioria do time da capital. O episódio foi considerado o mais violento da história do futebol egípcio e também resultou em uma onda de protestos na qual 16 pessoas morreram.

Ao todo, 73 pessoas foram acusadas de envolvimento no confronto. Além dos 21 condenados à morte, cinco réus foram sentenciados à prisão perpétua. Os demais acusados receberam penas menores ou foram absolvidos. Moradores de Port Said reclamam que as autoridades responsáveis pela segurança no jogo de futebol não foram levadas à Justiça e que os torcedores do Al-Masry condenados são bodes expiatórios.

Para tentar conter a violência, agravada desde o anúncio da pena de morte aplicada aos 21 torcedores, o presidente Mouhamed Mursi decretou estado de emergência e toque de recolher nas cidades egípcias de Port Said, Ismailia e Suez. Parentes e amigos dos torcedores condenados tentaram invadir a prisão onde eles estão detidos e houve confronto com policiais.

Desde que os protestos em massa derrubaram o ex-presidente Hosni Mubarak, em fevereiro de 2011, há conflitos entre polícia e civis no país. Muitas pessoas acreditam que a polícia de Port Said permitiu a violência contra os torcedores do time do Cairo para se vingar dos que participaram da derrubada de Mubarak. A polícia nega a acusação.

Saúde Sob Auditoria

Prefeitura tem 15 dias para explicar R$ 71 milhões da saúde em Campo Grande

Auditoria federal aponta inconsistências e possível devolução de recursos; Câmara cobra documentos e plano para corrigir falhas.

05/11/2026 17h06

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura.

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura. Foto: Arquivo Correio do Estado.

Continue Lendo...

Meio Ambiente

Rio Paraguai cai abaixo de 1 metro em Ladário e mantém alerta de seca no Pantanal

Nível chegou a 89 centímetros, 38 centímetros abaixo da medição de outubro; Imasul também aponta recuo nos rios Miranda e Taquari

05/11/2026 16h07

Rio Paraguai cai abaixo de 1 metro em Ladário e mantém alerta de seca no Pantanal

Rio Paraguai cai abaixo de 1 metro em Ladário e mantém alerta de seca no Pantanal Carlos Timoteo/Imasul

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).