Aparecida Fernandes de Souza Sone, de 42 anos, foi presa em flagrante depois de arquitetar e mandar matar o marido Flauso Laudemiro Furtado, de 63 anos, para ficar com os bens da vítima. Para concretizar seu plano, ela contou com a ajuda do filho Thionatan Anderson Custódio da Silva, de 20 anos e de um adolescente de 17, amigo do jovem.
O crime aconteceu por volta das 21h30min desta sexta-feira (5), na Rua Rio de Janeiro, Bairro Monte Castelo, em Campo Grande. Na ocasião, os acusados tentaram simular um assalto.
A mulher, que morava com a vítima há dois anos, contou para a polícia que seguia com Flauso, num veículo Gol, quando ele parou seu carro na rua. De repente, os autores se aproximaram numa motocicleta. A vítima então desceu do veículo e foi ao encontro da dupla, ocasião em que a mulher ouviu os disparos. Em seguida, eles fugiram.
Uma testemunha relatou que também ouviu os disparos e quando saiu da casa se deparou com Aparecida gritando que tinha sido assaltada. Moradores tentaram acalmar a mulher e acionaram Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros. Ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Coronel Antonino.
No local, a perícia constatou dois furos no crânio de Flauso.
Investigação
Imagens da câmera de segurança de uma casa próxima ajudou a polícia a esclarecer o fato. Por meio do vídeo, o plantonista da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), Tiago Macedo dos Santos, chegou até Thionatan e o menor.
Num primeiro momento os dois entraram em contradição, mas Thionatan acabou confessando e entregando a arma, que estava em sua casa. O garoto também revelou que a mandante do crime era Aparecida, que prometeu dividir os bens da vítima – uma casa no Bairro Coophavilla 2, um carro e uma moto) com os autores.
A mandante tentou se esconder na casa de parentes, mas foi encontrada e os três foram presos em flagrante.
O caso foi registrado como corrupção de menor, porte ilegal de arma de fogo e homicídio qualificado por promessa de recompensa e emboscada.