Um paciente renal crônico, de 50 anos, está precisando de doações de sangue tipo O negativo. De acordo com a captadora do Hospital Universitário (HU), Ângela Maura Lemos, até a semana passada ele estava internado, mas recebeu alta e está fazendo tratamento de transfusão diária.
No entanto, o paciente foi até lá nesta terça-feira (9) e não havia sangue no estoque. Depois de procurar o Hemosul, conseguiu uma bolsa cedida pelo Hospital Regional. Porém, amanhã também não haverá sangue disponível.
Quem quiser doar pode ir até o banco de sangue do HU, que fica na Avenida Filinto Muller. O horário de atendimento é das 7h ao meio dia, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelos telefones 3345-3168 ou 3345-3169.
Doador
Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos. No ato da doação é preciso estar bem alimentado e não ter consumido qualquer tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. O doador deve apresentar um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação). Menores de idade só podem doar mediante autorização dos pais ou responsáveis.
Antes da coleta de sangue as pessoas têm de responder um questionário de saúde. O sangue coletado passa por exames preliminares.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de dois meses de uma doação para outra. Já mulheres podem doar no ano até três vezes, respeitando uma pausa de três meses entre as doações.