Cidades

VIOLÊNCIA SEXUAL

Por mês, 25 crianças são vítimas de abuso na Capital

Por mês, 25 crianças são vítimas de abuso na Capital

Redação

18/04/2013 - 00h00
Notícia sem imagem

Aproximadamente 300 ocorrências de crimes sexuais (estupro, estupro de vulnerável e importunação ofensiva ao pudor) entraram nos últimos 12 meses nos registros da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). O número representa uma média de 25 casos por mês.

As vítimas têm de zero a 14 anos, mas em grande parte dos casos são crianças entre zero e 7 anos. Somente no último final de semana três casos de abusos sexuais chegaram à delegacia. Duas crianças, de 5 e 8 anos, foram molestadas sexualmente por um amigo da família, de 48 anos, que está preso. Uma menor, de 5 anos, teria sido abusada por um garoto, de 12.

Mais de 80% dos crimes ocorrem no ambiente familiar. Os abusos, geralmente, são praticados pelo pai, padrasto, madrasta, avós ou tios. Em alguns episódios a própria mãe participa ou sabem que os crimes são cometidos, mas não os denunciam à polícia.

Neste caso, ela pode ser incriminada junto com o abusador, por omissão ou co-autoria. Conforme a delegada da DPCA, Regina Márcia, muitas mães deixam de fazer a denúncia para evitar separação ou por não acreditarem nas filhas.

Leia mais no jornal Correio do Estado
 

JUDICIÁRIO

Fábio Possik Salamene toma posse como desembargador do TJMS

Promovido por merecimento, magistrado tem 27 anos de carreira e assume a vaga deixada pela aposentadoria de Lúcio Raimundo da Silveira

05/11/2026 17h18

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5)

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5) Divulgação/TJMS

Continue Lendo...

Saúde Sob Auditoria

Prefeitura tem 15 dias para explicar R$ 71 milhões da saúde em Campo Grande

Auditoria federal aponta inconsistências e possível devolução de recursos; Câmara cobra documentos e plano para corrigir falhas.

05/11/2026 17h06

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura.

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura. Foto: Arquivo Correio do Estado.

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).