Cidades

EDUCAÇÃO

MEC diz que não vinculará melhoria de aluno a diploma de pós para professor

MEC diz que não vinculará melhoria de aluno a diploma de pós para professor

Redação

02/05/2013 - 18h45
Notícia sem imagem

O Ministério da Educação informou hoje que não vinculará a concessão de diplomas de pós-graduação para professores à melhoria das turmas desses docentes.
A pasta diz que tal condicionamento será decidido por Estados e municípios.

Conforme a Folha de S.Paulo informou hoje, a pasta lançará programa para tentar melhorar o desempenho de alunos e professores em matemática, física, química e biologia, nos ensinos médio e superior.

Uma das ações apresentadas pelo coordenador do programa, Mozart Neves, era a oferta de pós-graduação a professores da rede pública.

O diploma daria direito ao docente a ter um aumento salarial (progressão na carreira), mas só seria concedido se ficasse comprovado que seus alunos melhoraram.

Após a publicação da reportagem, o ministério divulgou nota dizendo que "decisões nesse sentido caberão exclusivamente a Estados e municípios", pois o ministério "não tem gerência nas carreiras dos professores".

Segundo a nota, estão mantidas outras ações citadas pelo coordenador do programa, como o incentivo a alunos do ensino médio a escolherem licenciatura nas áreas de exatas e biológicas.

Serão criados núcleos nas universidades em que os estudantes do ensino médio interessados nessas carreiras poderão começar a ter contato com o ensino superior.

A meta é chegar a 100 mil alunos, incluindo medalhistas em olimpíadas do conhecimento, como de matemática e português. Os alunos participantes ganharão bolsa-auxílio, bancada pela União.

Os núcleos contarão também com professores universitários, docentes da educação básica e pesquisadores universitários, na tentativa de aproximar os estudos no ensino superior aos problemas das escolas básicas públicas.

Segundo o próprio governo, um dos principais problemas no setor educacional no país é a falta de professores nas quatro disciplinas.

Com o programa, o ministério pretende aumentar a quantidade de jovens interessados no magistério.

O país tem cerca de 250 mil docentes de ensino médio em matemática, física, química e biologia, segundo os últimos dados do governo. Mas boa parte não tem formação na área - em física, são 90%.  

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).