Cidades

RIO

Ministério Público denuncia italiano por tráfico de pessoas

Ministério Público denuncia italiano por tráfico de pessoas

Redação

03/05/2013 - 18h30
Notícia sem imagem

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro denunciou o italiano Ivo Claudio Petreli por tráfico de pessoas. Conhecido como Peter ou Vulver, Petrelli teria recrutado e enviado à Itália quatro prostitutas brasileiras, entre os anos de 2001 e 2008.

De acordo com a Promotoria, o italiano teria custeado a viagem das mulheres e cobrava delas parte da renda da prostituição. Se condenado, Petrelli pode pegar até 24 anos de prisão.
Para levar a denúncia adiante, o Ministério Público fez investigações complementares às da Polícia Federal. De acordo com o órgão, a PF já havia considerado que o suspeito não havia cometido crime. Caso a Justiça acate a denúncia, a polícia poderá procurar e prender o suspeito.

O autor da denúncia foi o procurador da República José Maria Panoeiro. O ponto de partida da investigação foi o relato da mãe de uma das mulheres traficadas. Segundo ela, que teve a identidade preservada, sua filha foi levada por Petrelli em 2001. A mulher teria ficado até 2005 sem dar notícias à mãe. Ela teria retornado ao Brasil somente em 2010.

Segundo o MPF, Petrelli é investigado pela Interpol, a polícia internacional, por crimes de exploração sexual na Itália. A denúncia à Interpol teria sido feita por quatro brasileiras.

Em depoimento à Promotoria, uma delas teria dito que Petrelli já teria levado mais de 10 mulheres para a Itália. Elas contaram que sabiam que a viagem era com objetivo da prostituição.

Na Itália, segundo uma das mulheres, elas eram obrigadas a repassar parte do dinheiro conseguido com os programas para saldar a dívida com Petrelli, que incluía passagem, hospedagem e alimentação.

Segundo o MPF, mesmo após terem regressado ao Brasil, as mulheres continuavam trabalhando para Petrelli. Elas ficavam hospedadas em um apartamento em Copacabana. De acordo com o MPF, no apartamento do italiano foi encontrada uma agenda com nomes, referências a idades, numeração e horários de voos e um passaporte de uma um mulher brasileira.

Um laudo requerido pelo Ministério Público mostrou que o passaporte é verdadeiro. A retenção do passaporte é um dos elementos que caracterizam tráfico de pessoas, informou o MPF. 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).