Cidades

negociação salarial

Continua impasse entre professores e prefeitura

Continua impasse entre professores e prefeitura

Redação

04/05/2013 - 00h00
Notícia sem imagem

Professores saíram da Prefeitura de Campo Grande, ontem à tarde, sem nova proposta de reajuste salarial. O prefeito Alcides Bernal (PP) disse ser impossível o pagamento dos 31,61% de aumento necessários para que os salários dos professores que trabalham 20 horas por semana equipare-se ao piso nacional.

Apesar da revolta da categoria, que até aceitaria receber o reajuste parcelado neste ano, ainda não há data marcada para a greve. Bernal quer dar 8% de aumento aos professores neste ano.

Na segunda-feira, a diretoria do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da EducaçãoPública (ACP) se reunirá novamente com o prefeito e na terça-feira, às 8h, nova assembleia geral será realizada na sede da entidade. Professores prometem tomar medidas mais radicais a partir da semana que vem, caso Bernal não melhore a proposta. 

O prefeito quer pagar o piso nacional só em 2015, contrariando o que está estabelecido na lei municipal 5.060, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), no ano passado. Pela proposta de Bernal, neste ano, os professores ganhariam 8% de aumento, quase o mesmo que os 7,5% proposto ao restante dos servidores.

Em maio do ano que vem, a categoria teria aumento suficiente para que o salário base chegasse a 87,40% do piso nacional e, em outubro de 2014, chegaria a 92,20%. Em maio de 2015, o pagamento alcançaria 96,4% do piso e, finalmente, em outubro, 100%. Isso tudo respeitando as correções sofridas anualmente no piso nacional.

Professores, no entanto, querem receber 31,61% neste ano, como ficou garantido na lei 5.060, que concedeu reajuste ao serviço público municipal no ano passado e está sendo contestada no Ministério Público Estadual (MPE) a pedido do próprio Bernal.

O maior aumento de salário, se aprovado na assembleia convocada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande para o dia 7, será dado aos administrativos, 18%. A categoria é composta por 8 mil funcionários, enquanto os professores são 5 mil. 

Risco de Bloqueio

210 aposentados e pensionistas podem ficar sem receber em Campo Grande

Convocados que não fizeram o recadastramento em outubro têm 30 dias para regularizar a situação e evitar o bloqueio do benefício.

05/11/2026 16h03

Aposentados e pensionistas de Campo Grande têm 30 dias para regularizar cadastro e evitar bloqueio do pagamento.

Aposentados e pensionistas de Campo Grande têm 30 dias para regularizar cadastro e evitar bloqueio do pagamento. Foto: Marcelo Vitor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).