Cidades

Sidrolândia

Grupo de 200 índios Terena retoma fazenda Buriti

Grupo de 200 índios Terena retoma fazenda Buriti

Redação

31/05/2013 - 15h00
Notícia sem imagem

A Fazenda Buriti, em Sidrolândia, foi retomada nesta sexta-feira (31), por cerca de 200 índios da etnia Terena, um dia depois da violenta reintegração de posse que terminou com a morte do indígena Oziel Gabriel, de 35 anos.

Eles montaram acampamento ao lado da sede queimada durante confronto com a Polícia. A promessa das lideranças é transformar a fazenda na Aldeia Oziel Gabriel, em homenagem ao terena morto no confronto com a Polícia. Guerreiros de 11 aldeias na região estão indo para Sidrolândia para se integrar ao grupo.

Segundo o Região News, o velório do indígena Oziel Gabriel continua na Aldeia Córrego do Meio. O sepultamento está programado para às 16h, meia hora antes do ritual do guerreiro terena. Por decisão da viúva de Oziel, Samir Gabriel, foi rejeitada a proposta de uma nova autópsia.

De acordo com o irmão da vítima, Otoniel Gabriel, de 41 anos, o procurador Emerson Kalif Siqueira, do Ministério Público Federal (MPF), ligou revelando a possibilidade de levar o corpo para Brasília onde seria feito o novo procedimento para definir o calibre do projétil que atingiu o terena.

Ontem, o corpo seguiu do hospital beneficente Elmíria Silvério Barbosa direto para a Pax Bom Jesus, sem passar pelo IML (Instituto Médico Legal). A plantonista do IML não estava na cidade e viajou com a chave do local para a cidade turista de Bonito. Então, dois médicos-legistas foram a Pax Bom Jesus.

O laudo assinado pelo médico-legista Walney W. Pereira aponta que o óbito foi por choque hipovolêmico decorrente de ferimento por arma de fogo. Conforme o laudo do legista, ele foi atingido por um tiro no abdômen, a bala passou pelo fígado e o projétil saiu pelas costas. 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).