Cidades

Cidades

Para Planalto, eleição de ex-ministro é 'afirmação' internacional

Para Planalto, eleição de ex-ministro é 'afirmação' internacional

Redação

07/06/2013 - 14h30
Notícia sem imagem

A eleição do ex-ministro Paulo Vannuchi para a mesa diretora da CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) da OEA (Organização dos Estados Americanos) foi recebida pelo Palácio do Planalto como uma "afirmação da importância do Brasil no contexto internacional", segundo o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência). Para ele, é necessário "celebrar essa vitória".

Anunciada ontem à noite na Assembleia-Geral da OEA, na Guatemala, a vitória consolida o maior passo de reaproximação, até agora, do governo brasileiro em relação à comissão e à organização.

Para o Planalto, a vitória de Vannuchi, antecedida pela eleição de Roberto Azevêdo para a cúpula da OMC (Organização Mundial do Comércio) é uma consagração particular dos governos Lula e Dilma Rousseff.

As relações entre o país e os organismos estavam estremecidas desde 2011, quando a CIDH emitiu medida cautelar para forçar a suspensão das obras da usina de Belo Monte (PA) por possíveis impactos na comunidade indígena.

"Aquele problema naquele momento, aquela tensão foi superada pelo próprio diálogo. Naquele momento, nós nos empenhamos em demonstrar que de fato a construção de Belo Monte, ainda que houvesse problemas, todo o processo de consulta, todo o processo de audiências publicas foi feito dentro daquilo que a lei determinava", disse Carvalho.

Com a eleição do brasileiro, o retorno de um embaixador do país à OEA se torna mais próxima. Segundo fontes do Itamaraty, a indicação do novo nome deve começar a ser tratada por Patriota e por Dilma durante viagem a Portugal, na próxima semana.

A escolha do brasileiro e as recentes reformas na CIDH teriam já garantido as "condições" para que a representação tenha de novo um embaixador, considera o Planalto. O novo nome deverá ser enviado no próximo semestre.

"Agora, com o Paulo Vanucchi, nós vamos ocupando postos muito importantes no cenário internacional e isso aumenta nossa responsabilidade. Aumenta inclusive o desafio para que a gente seja internamente de fato também um campeão de direitos humanos", completou o ministro.
 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).