A frisagem em pneus, também conhecida como riscagem está proibida a partir de hoje (17), em Mato Grosso do Sul. A prática é utilizada por proprietários de oficinas e borracharias, com o objetivo de aproveitá-los para comercialização.
Trata-se de refazer os sulcos desgastados de pneus sem acrescentar uma nova camada de borracha. A prática consiste em dar aparência de novo a um pneu careca, aumentando assim os riscos de possíveis acidentes.
As oficinas e mecânicas que deixarem de cumprir a exigência receberão multa equivalente a R$ 35.420,00, que poderá ser aplicada em dobro em caso de reincidência. A lei, de autoria do deputado Marcio Fernandes (PTdoB), foi publicada no Diário Oficial do Estado hoje e promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos.