A prefeitura de Campo Grande investirá R$ 6,9 milhões para modernizar o sistema semafórico da cidade neste ano, mas não tem recurso para a Central de Monitoramento Semafórico, que poderia auxiliar a reduzir os pontos de congestionamento, segundo reportagem de hoje do jornal Correio do Estado.
Agora, a Prefeitura de Campo Grande busca outras fontes de investimentos para garantir a completa modernização semafórica. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Ferraz, há possibilidade de conseguir os recursos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana, cujo empréstimo já foi liberado pela Câmara Municipal, ou outros recursos federais. A estimativa é de que os gastos fiquem em aproximadamente R$ 10 milhões.
A reportagem do jornal Correio do Estado mostra ainda que, no total, o contrato firmado com a empresa Via MS Engenharia e Consultoria Ltda, ainda em novembro do ano passado, prevê a instalação de 240 sensores, nos cruzamentos onde há semáforos. O sensor fica no chão, debaixo do local onde está instalado o semáforo. Eles identificam quantos veículos passam pelo local em determinado horário. Desta forma, é possível identificar os pontos com maior fluxo de veículos para tentar diminuir o congestionamento. A matéria é de Milena Crestani.