Cidades

Cidades

Ícone do cinema trash e independente, Ed Wood ganha mostra em SP

Ícone do cinema trash e independente, Ed Wood ganha mostra em SP

Redação

25/08/2013 - 22h00
Notícia sem imagem

Ícone do cinema trash e independente, o cineasta Ed Wood é o homenageado da mostra O Melhor dos Piores de Todos os Tempos, em São Paulo. Até o próximo dia 30 serão exibidos oito longas-metragens do cineasta, o filme-homenagem Ed Wood, de Tim Burton, e o documentário Look Back in Angora, de Ted Newsom.

“Ed Wood era alguém que não queria fazer cinema trash. Ao contrário, ele queria fazer filmes bons, igual a Orson Welles, só que fracassou. Ele não conseguiu fazer filmes talvez por falta de dinheiro, falta de experiência, de talento. Mas conseguiu fazer obras com uma estética própria dele, que hoje chamamos de cinema trash”, destaca o coordenador da mostra e curador Kristofer Paetau.

Edward Davis Wood Jr. nasceu em 1924. Começou a fazer comerciais em 1948, na produtora instalada no apartamento dele, em Hollywood. Seu trabalho no cinema começou a chamar a atenção durante os anos 1950, com temas como ataques alienígenas e zumbis. Wood morreu na miséria, em 1978, dois anos antes de ser consagrado como o pior cineasta de todos os tempos pelo Turkey Awards, uma espécie de Oscar do cinema trash.

“Para fazer um filme hoje não existem mais as barreiras de antes, como ter muito dinheiro, ter uma equipe grande, uma distribuidora, tudo isso. Agora, cada pessoa pode se tornar um cineasta independente. E o Ed Wood simboliza isso, ele é um precursor desse espírito de fazer sozinho, independentemente, com pouco dinheiro, quase sem recursos”, disse Paetau.

A mostra O Melhor dos Piores de Todos os Tempos ocorre de terça-feira a domingo na Caixa Cultural São Paulo, na Praça da Sé. A entrada é franca e a programação completa pode ser vista em www.caixa.gov.br/caixacultural .

JUDICIÁRIO

Fábio Possik Salamene toma posse como desembargador do TJMS

Promovido por merecimento, magistrado tem 27 anos de carreira e assume a vaga deixada pela aposentadoria de Lúcio Raimundo da Silveira

05/11/2026 17h18

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5)

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5) Divulgação/TJMS

Continue Lendo...

Saúde Sob Auditoria

Prefeitura tem 15 dias para explicar R$ 71 milhões da saúde em Campo Grande

Auditoria federal aponta inconsistências e possível devolução de recursos; Câmara cobra documentos e plano para corrigir falhas.

05/11/2026 17h06

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura.

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura. Foto: Arquivo Correio do Estado.

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).