Cidades

Clima de tensão

Senado convoca ministro para falar sobre conflitos de terra entre índios e produtores

Senado convoca ministro para falar sobre conflitos de terra entre índios e produtores

Redação

24/10/2013 - 18h00
Notícia sem imagem

Os senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) decidiram convocar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo para falar sobre os conflitos de terra envolvendo índios e produtores rurais.

A decisão foi tomada, nesta quinta-feira (24), depois da ausência do ministro por três vezes, apesar dos convites feitos pelo colegiado. A data ainda será definida, mas o ministro deverá comparecer em, no máximo, 30 dias.

O texto da convocação aprovada pela Comissão ressalta “o clima de tensão e a possível conflagração de conflitos agrários em diversos estados. Se o governo federal não tomar atitudes concretas, podemos ver o derramamento de sangue na luta pela terra”, diz o requerimento aprovado. O advogado-geral da União, Luis Inácio Adams foi incluído no requerimento e será convidado a participar do debate com José Eduardo Cardozo.

O senador Waldemir Moka (PMDB) apoiou a convocação do ministro. “É preciso incluir no orçamento da União o custo da desapropriação, pois o que está acontecendo é uma injustiça com os produtores rurais que estão perdendo suas terras e, muitas vezes, o próprio sustento”, disse o parlamentar sul-mato-grossense.

Raposa Serra do Sol – A confirmação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em relação à validade das 19 salvaguardas que foram adotadas em 2009 no processo que definiu a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, repercutiu entre os integrantes da CRA.

Os senadores acreditam que a decisão do STF, apesar de não ter efeito vinculante, vai orientar futuras decisões. “É um precedente importante”, lembrou Moka.

As salvaguardas aprovadas pelo Supremo estabelecem novas regras para as demarcações e impede, por exemplo, a ampliação de terras indígenas já demarcadas, a não ser que sejam adquiridas pelo poder público ou pelos indígenas.

Todos os entes federativos, como prefeituras, o Estado e instituições públicas deverão ser consultados antes que as demarcações sejam feitas. A exploração de riquezas minerais vai depender de autorização do Congresso Nacional. 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).