A Ford deu mais um importante passo para tornar toda sua linha de produtos global. A marca do oval azul apresentou nos Estados Unidos o conceito Edge, modelo que antecipa as linhas da futura geração do utilitário esportivo de mesmo nome, que deverá ser vendido ao redor de todo o mundo, inclusive na Europa, onde jamais esteve. A apresentação do modelo aconteceu no Salão de Los Angeles.
É impossível não lembrar da atual geração do Edge, oferecida no Brasil a partir de R$ 129.990, já que o conceito manteve a mesma silhueta arredondada e característica do SUV. A frente também segue a mesma linguagem, mas ganhou elementos de modelos mais novos da Ford, como a grade bem pronunciada presente no utilitário compacto EcoSport. Já a plataforma do Edge é a mesma do sedã grande Fusion.
Na traseira estão as principais novidades, onde o Edge passa a utilizar lanternas horizontais que se prolongam por toda a tampa do porta-malas. São os itens de tecnologia que se destacam no utilitário, como o moderno sistema Active Park Assist, responsável por alterar o motorista sobre qualquer objeto que esteja num ponto cego ao motorista.
Já no interior do SUV, a novidade está na evolução do sistema multimídia Sync da Ford, oferecido no Brasil no Fusion e na nova geração do Focus. Mas aqui ele traz uma gigantesca tela de 10 polegadas. A expectativa é que o modelo seja produzido em no máximo um ano na fábrica de Oukville, no Canadá, de onde o modelo também é importado para o Brasil.