Cidades

CONFLITO

Processo de paz colombiano continua em 2014

Processo de paz colombiano continua em 2014

Redação

24/12/2013 - 21h00
Notícia sem imagem

Iniciado há um ano e dois meses, o processo de paz entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo deve avançar em 2014, ano em que o país terá eleições presidenciais e legislativas. Com 18 ciclos de conversação encerrados e dois acordos parciais firmados sobre o tema agrário e a participação política da guerrilha, os negociadores devem definir mais quatro pontos antes que as conversações sejam concluídas.

Ao longo de 2013, as negociações tiveram momentos de avanço e também de crise devido a alguns pontos de divergência entre o governo e as Farc. A proposta do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, de fazer um referendo no dia das eleições presidenciais de maio foi considerada pelas Farc como “oportunista”, por colocar o tema no mesmo dia em que o presidente estará tentando a reeleição.

Do mesmo modo, o governo não aceita a proposta das Farc de convocar nova Assembleia Constituinte, após firmado um processo de paz. Para o Executivo, criar uma nova Constituição “não é necessário” e as negociações devem se ater ao conteúdo proposto nas conversas preliminares.

Atualmente, a mesa de negociadores dialoga sobre o problema das drogas ilícitas no país, mas ainda faltam mais três temas: a reparação das vítimas do conflito, a desmobilização e reintegração de guerrilheiros após o processo de paz e as garantias para o cumprimento dos acordos firmados no período pós-conflito.

Para especialistas, o segundo ano do processo de paz não será fácil. A analista política Arlene Tickner, da Pontifícia Javeriana da Colômbia, disse à Agência Brasil que as negociações pelo fim do conflito serão mais delicadas em 2014, pelo menos durante o primeiro semestre, por causa das eleições presidenciais de maio e um possível segundo turno em junho.

“O processo de paz é um dos temas de debate e o governo Santos terá que ter muita habilidade para comunicar aos seus eleitores os benefícios do fim do conflito, enquanto seus adversários, contra a negociação, estarão mostrando os problemas e as falhas no mecanismo de diálogo criado pelo governo”, comentou Tickner.

O governo Santos é considerado de centro-direita, mas encontra opositores mais conservadores, como o ex-presidente Álvaro Uribe, antigo aliado, agora candidato ao Senado, e também na extrema-esquerda, que pode lançar um nome ao qual as Farc se aproximem mais.

Apesar das dificuldades de negociação e do descrédito da população quanto ao resultado do processo de paz, o presidente Santos e sua equipe tentam passar confiança nos resultados obtidos até agora. No término do último ciclo, no dia 20 deste mês, os negociadores divulgaram declaração conjunta em Havana, Cuba, com um balanço das atividades.

Após a leitura do comunicado conjunto, as Farc e o governo deram declarações individuais sobre o processo de paz. O negociador-chefe do governo falou dos avanços alcançados ao longo de quase um ano e meio de diálogo, mas manteve o tom cauteloso.

“Com toda a responsabilidade e sem transmitir falsas expectativas, posso dizer que os resultados que alcançamos até agora em matéria de acordos na mesa de conversações com as Farc são importantes e esperançosos”, declarou o negociador

Risco de Bloqueio

210 aposentados e pensionistas podem ficar sem receber em Campo Grande

Convocados que não fizeram o recadastramento em outubro têm 30 dias para regularizar a situação e evitar o bloqueio do benefício.

05/11/2026 16h03

Aposentados e pensionistas de Campo Grande têm 30 dias para regularizar cadastro e evitar bloqueio do pagamento.

Aposentados e pensionistas de Campo Grande têm 30 dias para regularizar cadastro e evitar bloqueio do pagamento. Foto: Marcelo Vitor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).