O proprietário de uma fazenda, localizada no Distrito de São Pedro, às margens da MS-320, próximo ao município de Inocência (MS), foi multado em R$ 200 mil pela construção de uma represa de grande porte sem autorização ambiental. Policiais militares ambientais realizaram a apreensão na tarde de ontem (27), durante fiscalização em fazendas da região.
Além do fazendeiro não possuir licença para a construção do açude, a atividade estava causando degradação de áreas de preservação, o que também é crime ambiental, com detenção de um a três anos de prisão, caso seja condenado.
Ele ainda responderá por construção potencialmente poluidora sem autorização. A pena para esse crime é de três a seis meses de prisão. Os policiais notificaram o proprietário a realizar um projeto de recuperação da área degradada, junto aos órgãos ambientais para a possível regularização da represa.