Cidades

Cidades

Guerrilhas colombianas recrutaram mais de 1.300 crianças em dois anos

Guerrilhas colombianas recrutaram mais de 1.300 crianças em dois anos

Redação

13/03/2014 - 07h47
Notícia sem imagem

Quase 1.400 crianças foram recrutadas por guerrilhas entre 2012 e 2013 na Colômbia, segundo dados divulgados nessa quarta-feira (12) por um grupo ligado ao Ministério da Defesa. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) recrutaram 1.255 menores nos últimos dois anos, enquanto o Exército de Libertação Nacional (ELN), a segunda maior guerrilha, integrou às suas fileiras 132 crianças.

Putumayo e Nariño, na fronteira com o Equador, bem como Huila (Sul) e Meta (Centro), são as localidades com o maior número de casos. Entre janeiro de 2002 e março do ano passado, 3.780 crianças e jovens foram resgatados das fileiras das duas guerrilhas.

Cerca de 1.160 desses menores, que correspondem a cerca de 30% do total, são meninas ou adolescentes "que abandonaram a subversão" depois de terem sido vítimas de violações, trabalhos forçados, abortos e agressões físicas e psicológicas", indicou o organismo, em comunicado do Ministério da Defesa.

Os números foram apresentados no quadro da campanha que visa a evitar que crianças e jovens sejam aliciados por grupos armados.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).