Cidades

FACILIDADES

Comissão mista estende o RDC a todos os contratos do Executivo

Comissão mista estende o RDC a todos os contratos do Executivo

Redação

25/03/2014 - 18h00
Notícia sem imagem

A comissão especial mista do Congresso Nacional que analisou a Medida Provisória 630/2013 aprovou hoje (25) o parecer da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que faz algumas mudanças em relação ao texto original do Poder Executivo. A MP 630 originalmente permitia a aplicação do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) em obras para reforma e construção de presídios, mas o relatório aprovado ampliou essa possibilidade para todas as licitações e contratos da União, estados, Distrito Federal e municípios.

O RDC foi criado para reger os contratos do governo referentes às obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Ele simplifica as contratações do Poder Público, retirando algumas exigências da Lei 8.666, conhecida como Lei das Licitações. O RDC já tinha sido estendido para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Programa Nacional de Dragagem Portuária e Hidroviária, entre outros programas do governo federal.

O relatório da senadora Gleisi Hoffmann permite, agora, que todas as obras contratadas pela União, estados, Distrito Federal e municípios sejam regidas pelo RDC. Os contratos de engenharia deverão ter um seguro-garantia, que poderá ser de 10% do valor do contrato, em obras de menor valor e risco, e de até 30% em obras acima de R$ 100 milhões.

As empresas seguradoras irão assumir os direitos e obrigações da empresa contratada, caso sejam acionadas por descumprimento de prazos ou dos custos previstos inicialmente. Nesse caso, as seguradoras poderão receber o orçamento público empenhado para o projeto e terceirizar a execução da obra, caso haja acordo com o órgão contratante.

O substitutivo da senadora Gleisi Hoffmann segue agora para o plenário da Câmara dos Deputados, e já chega trancando a pauta de votações. Depois de votado pelos deputados, o texto seguirá para o Senado, antes de ser enviado para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).