Cidades

SÃO PAULO

Vagão lotado é bom para xavecar mulherada, diz propaganda

Vagão lotado é bom para xavecar mulherada, diz propaganda

Redação

25/03/2014 - 18h15
Notícia sem imagem

Em meio a uma onda de casos de assédio contra mulheres no transporte público, uma propaganda do Metrô diz que vagões lotados têm seu lado positivo: a possibilidade de "xavecar a mulherada".

Esse é o tom de uma peça publicitária do Metrô de São Paulo veiculada na rádio Transamérica. A peça aponta o "xaveco" em vagões lotados da empresa como uma compensação pelo aperto diário.

O texto transmitido em um programa esportivo na semana passada enumera uma série de obras realizadas pelo Metrô e pondera que em alguns momentos os vagões ficam lotados, o que seria algo comum em outras metrópoles do mundo. O narrador, que é um radialista da Transamérica conhecido pelo personagem Gavião, diz que gosta de vagões lotados pois pode "xavecar a mulherada".

No meio da tarde, o Metrô divulgou nota classificando a propaganda de inapropriada e dizendo que assim que soube de seu conteúdo, na semana passada, pediu a sua suspensão.

O Metrô afirma ter contratado uma vinheta publicitária ao vivo com um texto como base, mas com espaço para improvisações. Segundo a empresa, os radialistas fugiram do tema proposto.

Procurada, a Rádio Transamérica ainda não havia se pronunciado sobre o caso até a tarde de hoje.

Dois deputados do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo entraram com uma representação no Ministério Público contra o governo do Estado pedindo a instauração de um inquérito para se apurar as responsabilidades. O pedido faz menção aos recentes casos de assédio no transporte público de São Paulo.

Segundo o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, diretor da Deatur (Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista), só neste ano foram encaminhados à delegacia 29 homens por assédio dentro dos trens e estações da CPTM e do Metrô. Dois deles foram acusados por estupro e o restante por importunação ofensiva ao pudor.
 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).