Cidades

Cidades

Brasileira Helena Rizzo é eleita melhor chef mulher do mundo

Brasileira Helena Rizzo é eleita melhor chef mulher do mundo

Redação

26/03/2014 - 05h00
Notícia sem imagem

A brasileira Helena Rizzo, responsável pela cozinha do premiado restaurante Maní, foi nomeada nesta terça-feira (25), como a melhor chef mulher do mundo. Ela recebeu o prêmio Veuve Clicquot 2014, uma das categorias do mais aguardado ranking da gastronomia mundial, o The World’s 50 Best Restaurants Awards, divulgado pela revista Restaurant, e que será entregue no próximo dia 28, em Londres.

No ano passado, Helena foi eleita como melhor chef mulher da América Latina e ainda viu seu restaurante entrar, pela primeira vez, para a lista dos 50 melhores do mundo na posição de 46.

O Maní foi fundado em 2006, em São Paulo, ao lado do marido, o chef espanhol Daniel Redondo. A casa, especializada em produtos brasileiros e mantenedora da tradição da culinária local, usa também de algumas técnicas das cozinhas espanhola e italiana.

Helena mudou-se para São Paulo aos 18 anos para tentar a carreira de modelo e, paralelamente, trabalhou em algumas cozinhas da cidade. No entanto, desistiu das passarelas e se dedicou ineiramente à culinária tendo trabalhado com grandes chefs brasileiros, como Emmanuel Bassoleil,  Luciano Boseggia e Neka Barreto.

Fora do País, trabalhou em vários restaurantes, inclusive o El Celler de Can Roca, eleito o melhor do mundo em 2013. “Helena tem talento, sensibilidade e paixão. Ela é autêntica e fiel às suas raízes”, disse Joan Roca, chef responsável pelo local.

Além deste prêmio, 2014 é ainda o ano em que a chef lançará seu primeiro livro de receitas. “Este prêmio é um reconhecimento do meu trabalho e de toda a minha equipe. Eu não sou e nunca pretendi ser a 'melhor chef mulher do mundo', principalmente porque este é um julgamento muito difícil de ser feito. Cada um de nós pode ser melhor em uma situação particular, em um determinado momento e para alguma pessoa. Claro, estou muito honrada e feliz de receber este prêmio e grata por isso! No Maní, tentamos fazer nosso melhor todos os dias, às vezes erramos, mas às vezes acertamos... espero que este prêmio faça o mundo da gastronomia abrir os olhos para o trabalho das mulheres cozinheiras e das cozinhas maravilhosas que temos no Brasil”, disse Helena.

Além da brasileira, este prêmio já foi dado para a espanhola Elena Arzak, a francesa Anne-Sophie Pic e a italiana Nadia Santini. Criado em 2011, ele tem como objetivo homenagear mulheres inspiradoras no mundo dos negócios em uma referência à vida e carreira de Madame Clicquot, que há 200 anos se tornou uma bem-sucedida empresária de uma empresa de champanhe depois de ficar viúva aos 27 anos.

Risco de Bloqueio

210 aposentados e pensionistas podem ficar sem receber em Campo Grande

Convocados que não fizeram o recadastramento em outubro têm 30 dias para regularizar a situação e evitar o bloqueio do benefício.

05/11/2026 16h03

Aposentados e pensionistas de Campo Grande têm 30 dias para regularizar cadastro e evitar bloqueio do pagamento.

Aposentados e pensionistas de Campo Grande têm 30 dias para regularizar cadastro e evitar bloqueio do pagamento. Foto: Marcelo Vitor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).