Depois de dois anos e oito meses de obras, a revitalização da avenida Júlio de Castilhos está praticamente pronta. Nesta semana foi liberado o trânsito na ponte sobre o Córrego Serradinho, Jardim Sayonara, construída para substituir o tubo armco que não dava vazão à enxurrada e, com isto, provocava alagamento. Para concluir, falta ligar os semáforos e concluir a sinalização vertical e horizontal ao longo da via. O cronograma inicial previa que a obra teria de ser concluída até outubro de 2012. Problemas burocráticos e ajustes no projeto atrasaram a execução.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Ferraz, a expectativa é de que nas duas próximas semanas seja concluída a pintura de faixas de sinalização e colocação de placas de trânsito. Concluída a sinalização, com base em entendimento firmado com os comerciantes da via, por três meses será liberado o estacionamento entre 10 da manhã e 16 horas, embora na concepção original do projeto de revitalização, o estacionamento não seria permitido para garantir fluidez ao tráfego, modelo viário semelhante ao adotado na avenida Eduardo Elias Zahran.
“A Júlio de Castilho é uma via rápida que não comporta estacionamento”, comenta o presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Jean Saliba. Diante da reivindicação dos comerciantes, será feita uma experiência por 90 dias. “O horário de estacionamento liberado cobre exatamente o período de almoço e o expediente bancário”, lembra Saliba.
Outra característica do trânsito na Júlio de Castilhos (também semelhante ao modelo da Zahran) é a proibição de conversão à esquerda. Os motoristas terão de recorrer às vias de acesso, percurso que tecnicamente é chamado de laço de quadra, para fazer o trajeto. Nesta semana, deve ser concluído o recapeamento das últimas três vias.