A unidade móvel de assistência à saúde da mulher do Hospital do Câncer de Barretos começa, na segunda-feira (05) a percorrer as ruas de Campo Grande, realizando exames de mamografia digital e Papanicolau gratuitamente. A expectativa é de que pelo menos 3,6 mil mulheres sejam atendidas.
As atividades são alusivas ao mês das mães e acontecem, inicialmente, no Parque Jacques da Luz, das 7h às 17h, contemplando os bairros Moreninha I, II, III e IV, e Cidade Morena, com data e horário pré-agendado na Unidade Básica de Saúde da Moreninha, portando a carteirinha do SUS. Diariamente, serão ofertados 130 exames.
A Unidade móvel permanecerá no local por pelo menos 30 dias. Diariamente, serão ofertados 50 exames de mamografia para mulheres com idade entre 40 e 69 anos e 80 Papanicolaus para a população feminina de 25 a 65 anos. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é atender pelo menos 50% da população feminina (das faixas etárias indicadas) que reside na região, estimada em pelo menos sete mil mulheres.
Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama e o câncer de colo de útero são os mais comuns entre as mulheres. Ambos são passíveis de prevenção e tratamento. Desde que detectados no início, 95% dos casos têm cura. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, sendo a principal medida de redução da mortalidade. Em 2009, houve 11.943 óbitos no Brasil e 138 em Mato Grosso do Sul, com predomínio na faixa etária de 40 a 79 anos; porém foram registrados óbitos nas faixas etárias mais precoces como a de 20 a 29 anos.
O início do atendimento começa na segunda-feira (05), porém a solenidade de lançamento do atendimento na Unidade Móvel acontece somente na quinta-feira (8), às 8h30, no Parque Jacques da Luz, no Moreninha II.