Destaque na maior feira mundial de ciência, o jovem Leonardo Vasconcelos Lopes foi recebido pelos parlamentares durante a sessão plenária desta quarta-feira (04). O estudante do campus Nova Andradina do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) é o criador de um aplicativo na área de astronomia e física que ficou entre os melhores projetos do mundo.
Em maio, Leonardo e mais três estudantes sul-mato-grossenses tiveram projetos científicos selecionados para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF) em Los Angeles, nos Estados Unidos. O estudante do curso de Técnica de Informática desenvolveu o projeto Star Tracker, um dispositivo para localizar corpos celestes por meio de um aplicativo para plataforma Android.
Por meio do recurso, qualquer pessoa pode escolher uma estrela e obter a localização do astro com a ajuda de um raio laser. O objetivo, explica o jovem, é difundir a observação astronômica e facilitar a captação de informações principalmente para estudantes e pessoas interessadas na área. “A prática da observação é difícil de ser feita e com este recurso, em qualquer lugar, mesmo com poucas condições, será possível desenvolvê-la”, ressaltou.
A ideia, conta Leonardo, surgiu após a participação dele no Space Camp Brasil, um encontro que visa o aprendizado de áreas como robótica, aeroespacial e eletrônica tanto de forma teórica quanto de forma prática. “Saí de lá fascinado e decidi estudar mais o assunto”, afirma o estudante que pretende ingressar futuramente no curso de Engenharia Aeroespacial.
Antes de se destacar mundialmente, o projeto Star Tracker já foi premiado pela Abric (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência), na modalidade Ciências Planetárias Terrestres, Matemática e Física, e também recebeu prêmios na Fetec/MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul) e na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).
“Sentimos orgulho ao ver um jovem estudante tão promissor, é uma satisfação tê-lo aqui no Parlamento”, afirmou o deputado Junior Mochi (PMDB).
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB) propôs uma Moção de Congratulação ao jovem pelo feito, decisão que foi acatada pelos demais parlamentares.
“O Leonardo é um exemplo de que com educação e ciência, é possível reescrever o futuro dos nossos jovens”, disse a deputada Dione Hashioka (PSDB), 2ª vice-presidente da Casa de Leis.