O filme se repete diariamente em todo o Brasil: reincidentes cometendo crimes que, muitas vezes, chocam a população. São pessoas que já cumpriram pena e, ao retornar às ruas, voltam a cometer infrações diversas. Alguns o fazem mesmo em liberdade condicional. Em Dourados, não é diferente.
De acordo com o delegado Lupércio Degerone, entre 80% e 90% dos crimes no município são praticados por indivíduos com passagem policial. A falha das políticas de reinserção social dos presidiários e a pouca rigidez das penas aplicadas estão entre as causas para o pessoa voltar ao mundo do crime.
Com o objetivo de cumprir metas do programa “MS Forte Segurança”, com a redução da criminalidade na cidade pelo terceiro ano consecutivo, os organismos de segurança de Dourados trabalham em forte esquema para reduzir e desvendar crimes. Segundo o delegado, as câmeras de segurança espalhadas nos estabelecimentos do comércio têm contribuído muito na identificação de criminosos.
“Como a maioria dos crimes é praticado por residentes, ao identificarmos por imagem o infrator, conseguimos elucidar os delitos com maior celeridade”, explica Lupércio, que estava acompanhado da delegada Andreia Alves Pereira, em visita ao assessor jurídico deste matutino, Carlos Alberto Farnesi, delegado aposentado.
Grande parte dos assaltos e roubos praticados em Dourados é realizada por indivíduos que utilizam motocicletas, uma forma de facilitar a fuga após o crime.
A delegada Andreia faz um alerta, principalmente às mulheres, que costumam andar sozinhas. Elas têm sido as principais vítimas de roubo. “Orientamos não andar em ruas escuras, locais de pouco movimentação e sempre estarem atentas ao que acontece ao redor”, explica.
Outra dica é verificar a movimentação da rua, antes de entrar em casa. Alguns assaltos, segundo a delegada, poderiam ser evitados se as pessoas tomassem mais precaução e ficassem atentas a movimentação nas ruas.
“Os bandidos estão em busca de oportunidades para praticar o crime”, reiterou a delegada, alertando, ainda, para uma prática comum nos bairros e área central da cidade: ficar com notebook em frente de casa e exibir celulares pelas ruas.
Jogos
Com a chegada da Copa, os organismos de segurança em Dourados estarão de olho naqueles torcedores que costumam beber e pegar ao volante.
Segundo Lupércio, graças à ação em conjunto entre as policias Civil e Militar, Guarda Municipal, Ministério Público e o Judiciário, muitas infrações são combatidas. “Queremos que os torcedores celebrem a Copa com responsabilidade, pois todos os órgãos de segurança estarão nas ruas e aquele que for pego em infração será responsabilizado pelos seus atos”, finaliza o delegado.