Cidades

'ala vermelha'

Com falta de vaga em hospital, paciente fica em Upa

Com falta de vaga em hospital, paciente fica em Upa

Redação

14/07/2014 - 00h00
Notícia sem imagem

Com o problema crônico de falta de leitos nos hospitais de Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde criou uma espécie de “ala vermelha” nas Unidades de Pronto Atendimento da cidade, segundo matéria publicada nesta segunda-feira (14) no jornal Correio do Estado. A área é destinada ao atendimento de casos de alta complexidade e, na teoria, não deveria existir nas UPAs, apenas nos grandes complexos hospitalares, como Santa Casa e Hospital Regional. “Estamos tendo que criar realmente a ala vermelha, mas apenas nas Unidades de Pronto Atendimento, não nas Unidades Básicas de Saúde”, confirmou Jamal Salem, secretário responsável pela Sesau. A ala, porém, também foi “aberta” nos Centros Regionais de Saúde.

Conforme Jamal, a criação das áreas acabou se tornando uma obrigação, já que os hospitais não estão com capacidade para atender toda a necessidade do município. Hoje, pelos cálculos da Sesau, o déficit chega a 800 leitos “convencionais” em Campo Grande, e outros 50 para leitos em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Somente na sexta-feira passada (11), eram 30 pessoas esperando vagas hospitalares nas UPAs e também em Centro Regionais de Saúde, segundo dados da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde. Porém, ainda conforme os dados, somente um caro era considerado de maior urgência. O problema é que as unidades municipais de saúde não contam com aparelhos necessários para casos de alta complexidade, como respiradores, o que prejudica o atendimento dos pacientes, e leva a risco de morte. A reportagem é de Vinicius Squinelo.
 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).