O município de Aquidauana (MS) comemora 122 anos nesta sexta-feira (15). A programação em alusão ao aniversário segue até o próximo domingo (17). Hoje, às 6h, haverá a Alvorada Festiva, seguida do hasteamento dos pavilhões, às 8h, e do desfile Cívico, Escolar e Militar, na Rua Estevão Alves Corrêa.
Às 15h, será a abertura do Campeonato Amador, no Estádio Mário Pinto. À noite, acontece show gratuito com Galinha Pintadinha, no Parque de Exposições.
No sábado, o grande destaque é o show com a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, na 47ª Expoaqui. Já no domingo, haverá motocross no Jockey Clube.
História
Fundada em 15 de agosto de 1892, às margens do rio Moboteteu, atual rio Aquidauana, foi implantada por uma comitiva composta pelo major Teodoro Rondon e pelos coronéis João d'Almeida Castro, Augusto Mascarenhas, Estevão Alves Corrêa e Manuel Antônio Paes de Barros, além de fazendeiros e moradores da Vila de Miranda. Teodoro Rondon também foi o primeiro professor da primeira escola da cidade, criada em 1894
O novo povoado nasceu em razão da Guerra do Paraguai e seus primeiros povoadores foram os soldados imperiais. Com a chegada dos trilhos da ferrovia, Aquidauana iniciou um acelerado processo de desenvolvimento. Aquidauana também foi o primeiro município do antigo Mato Grosso a possuir serviço de energia elétrica, inaugurado em maio de 1928, além do primeiro cinema com tela panorâmica. Em 1948 tornou-se cidade e em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.
(Com informações Prefeitura e Câmara Municipal de Aquidauana)