Audiência pública realizada esta semana na Câmara Municipal de Fátima do Sul (MS) debater alternativas para solucionar o problema da proliferação da mosca-de-estábulo.
Segundo o site Em Foco MS, durante o evento, o produtor e pesquisador, Milton Barbosa, explicou que em Nova Alvorada do Sul a mosca da vinhaça ficou conhecida após a instalação da usina no município e que sua propriedade teve um prejuízo avaliado em R$ 350 mil por conta do óbito de alguns gados, vacas leiteiras, perca de peso dos animais, além do material investido que virou sucata.
O produtor garante que a usina é responsável pela infestação da mosca da vinhaça e ainda revelou que foi criado um projeto de Lei, que determina punição para as usinas que não cumprir as normas estabelecidas pelo órgão fiscalizador. No entanto, o projeto foi “engavetado”, na Assembleia Legislativa e apenas três deputados defenderam aprovação deste projeto.
Conforme o diretor da usina, Paulo Dias, algumas medidas estão sendo tomado pela usina, entre elas, o enleiramento de palha antes do início da aplicação da vinhaça, ficando duas ruas limpas e uma com palha; um sistema de bombeamento com dosagem automática de um produto que é lançado diretamente na vinhaça no campo e uma terceira alternativa que ainda será colocado em prática.
No entanto, os produtores disseram que a situação continua crítica que os animais pedem socorro e alguns até se jogaram em lagoas, e que o momento é de desespero. Os produtores imploram por uma solução para amenizar esta situação e deixaram bem claro que não aguentam mais conviver com essa realidade.
Após o debate o vereador Luiz Cordeiro, idealizador da audiência, disse que será formada uma comissão para participar da Audiência Pública, que será realizada em novembro com o Ministério Público em Campo Grande e por fim será solicitado para usina de Fátima do Sul, um prazo para que essa situação seja resolvida.