Cidades

insuficiência no fígado

Mãe de 14 anos busca doador de fígado para filha de 10 meses na PB

Mãe de 14 anos busca doador de fígado para filha de 10 meses na PB

Redação

12/09/2014 - 02h00
Notícia sem imagem

Uma mãe de 14 anos vive o drama de não poder ajudar a filha de 10 meses, portadora de uma insuficiência no fígado que só pode ser curada com a realização de um transplante que depende de um doador e de condições financeiras. Maiara Oliveira, moradora da zona rural de Solânea, cidade do Brejo paraibano, contou em entrevista à TV Cabo Branco que a doença da filha, descoberta quando ela tinha apenas dois meses, não foi curada porque o pai da criança se recusou a doar parte do fígado.

Por sua vez, o pai da criança, Pedro Bezerra, afirmou que pretende fazer a doação de parte do fígado à filha, mas precisa de liberação médica. Segundo relatou, há três meses ele foi submetido a uma cirurgia na mão, perdeu muito sangue e agora aguarda avaliação de um médico para poder passar pelo procedimento.

Além da falta de doador, a cirurgia que curaria a insuficiência da criança só pode ser feita em São Paulo. Maiara Oliveira e a filha chegaram a viajar até a capital paulista, mas a cirurgia não foi feita e ela precisou retornar com a criança para a Paraíba. “A mulher que era responsável por mim, me abandonou lá [em São Paulo]. A gente não sabia de nada, nunca tinha ido em São Paulo, não tenho família lá. Então a gente voltou. O hospital sempre liga perguntado por ela, mas não tem como voltar, porque a gente não tem condições”, relatou.

Na época, a viagem até São Paulo foi custeada pelo benefício do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), disponibilizado pelo SUS para pacientes que precisam de um tratamento específico que não é possível ser realizado na cidade em que moram. A criança está internada no Hospital Infantil Arlinda Marques para tratar uma pneumonia e, de acordo com a unidade hospitalar, só poderá ser transferida para São Paulo novamente após ser curada da doença e a família acertar a documentação.

“Na verdade ela vai ter que aguardar lá, porque transplante não é ‘chegou e fez’. Tem que ter paciência, às vezes você vai para uma fila, sempre acompanhada pelo TFD através das diárias e dos relatórios feitos por aqui. É preciso ir para lá e aguardar”, explicou o coordenador do TFD na Paraíba, Wellington Fernandes.

Com relação ao posicionamento do pai da criança, único na família compatível para o transplante, a coordenadora da central estadual de regulação em alta complexidade, Graça Moura, explicou que a mãe pode procurar o Ministério Público para que uma ação seja iniciada contra o pai e ele seja eventualmente obrigado a realizar o procedimento para salvar a filha.

“O TFD dá o apoio logístico, o deslocamento e a ajuda de custo. A orientação é que o Conselho Tutelar entre no caso para que o pai dessa criança cumpra seu papel de doador, ou viabilizar algum familiar compatível”, avaliou Graça Moura. Enquanto aguarda uma resolução do impasse, Maiara Oliveira lamenta a situação em que a filha de 10 meses se encontra. “Eu fico aperreada, porque se ela fosse compatível comigo, tinha eu e meu irmão, mas ela não é. Ela é compatível só com o pai”, desabafou.

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

JUDICIÁRIO

Fábio Possik Salamene toma posse como desembargador do TJMS

Promovido por merecimento, magistrado tem 27 anos de carreira e assume a vaga deixada pela aposentadoria de Lúcio Raimundo da Silveira

05/11/2026 17h18

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5)

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5) Divulgação/TJMS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).