Cidades

ONU

Combate à lavagem de dinheiro: Brasil tem muito a comemorar, diz especialista

A primeira lei brasileira que tratou do assunto data de 1988

Redação

29/10/2014 - 22h00
Notícia sem imagem

No Dia Nacional de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, lembrado hoje (29), o Brasil tem muito a comemorar, diz a especialista em Estado de Direito do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc), Indira Fernandes. Em entrevista à Agência Brasil, Indira destacou que o Brasil é um dos países que seguem as recomendações internacionais da Organização das Nações Unidas que regulamentam o combate à lavagem de dinheiro.

A primeira lei brasileira que tratou do assunto data de 1988 e tinha abordagem bem restrita sobre a lavagem de dinheiro, lembrou a especialista da ONU. Com a última atualização, feita em 2012, a lei permite, por exemplo, a venda de bens apreendidos em crimes de lavagem de dinheiro por meio de alienação antecipada – quando não é necessário esperar que o processo seja finalizado e, portanto, sem que haja deterioração dos bens.

“Também estamos implantando no Brasil o programa Bidal [sigla em espanhol para Bens Confiscados e Apreendidos na América Latina] Trata-se de um sistema de administração de bens que já foram apreendidos”, informou Indira. Já implantado em outros países, o projeto deve durar dois anos e pode sugerir mudanças na legislação brasileira.

Atualmente, um objeto apreendido em uma ação criminosa pode ficar anos aguardando o fim da ação judicial e perder totalmente o valor de mercado. O objetivo da iniciativa é aprimorar os processos e melhorar a capacidade técnica de funcionários encarregados de conduzir investigações financeiras e patrimoniais, aumentando a eficiência do sistema de gestão de ativos de origem ilegal.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).