A construção do campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) de Campo Grande deve ser finalizada ainda este ano, em dezembro, segundo estimativas da reitora da instituição, Maria Neuza de Lima Pereira. A obra com valor total de R$ 14,9 milhões foi iniciada em 2009 e a primeira previsão de entrega para julho de 2010. Sem a estrutura própria, a direção do instituto já gastou R$ 98,4 mil nos últimos meses com aluguel da sede provisória, situada na Avenida Júlio de Castilhos, no Bairro Panamá. Atualmente, aproximadamente 92% dos trabalhos estão finalizados. Dos cinco blocos, três foram concluídos e os dois que faltam estão em processo de acabamento. A expectativa da direção do instituto é que as atividades no novo complexo comecem em março do ano que vem.
O atraso de quatro anos na entrega da nova sede é justificado por um problema interno da empreiteira Nova Era, responsável pela obra e também pelas alterações no projeto inicial. No mês de setembro, a reitora Maria Neuza de Lima Pereira disse ao Correio do Estado que uma série de medidas haviam sido tomadas para que a nova data, estipulada para dezembro, fosse cumprida, caso contrário, a empreiteira seria multada pelo atraso.
No prédio situado na Júlio de Castilhos, desde 2011, são atendidos cerca de 1,8 mil estudantes com a oferta de educação profissional gratuita. São oferecidos três cursos técnicos de nível médio, cinco cursos técnicos a distância, um curso superior de tecnologia e uma especialização. Com a obra pronta, a previsão é ampliar 760 vagas na unidade de Campo Grande em 2015. Atualmente, são 2.121 mil alunos de cursos técnicos e superiores. Dos cinco blocos, quatro serão usados para abrigar salas e um será administrativo. As atividades na sede definitiva do campus Campo Grande do IFMS estão previstas para serem iniciadas em março de 2015. Além de um bloco para o setor administrativo, o campus conta com salas de aulas e laboratórios para atividades práticas, biblioteca, miniauditório e quadra poliesportiva, localizada na Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio.
A reportagem, de Mariana Anjos, está na edição de hoje (17) do jornal Correio do Estado.