Cidades

corumbá

Pantanal Sul é rota de expedição documental pelo Brasil

O expedicionário já registrou unidades de conservação em todos os estados

Redação

28/12/2014 - 13h15

As belezas naturais do Pantanal Sul e Bonito serão personagens do documentarista de natureza, Fernando Lara. Empenhado em registrar as belezas selvagens do Brasil, o expedicionário irá percorrer mais de cinco mil quilômetros entre Minas e o Mato Grosso do Sul, entre os dias 5 e 25 de janeiro.

Serão 20 dias de estrada em uma expedição rústica a bordo de duas Toyotas Bandeirantes, a Onça Preta e o Lobo Guará. Ao lado dele uma equipe formada por biólogos, fotógrafos e assistentes de diversos estados brasileiros. Durante todo o trajeto, a equipe irá acampar, fazer a própria comida em campo, tomar banho de rio a aprender com Fernando Lara diversas técnicas relacionadas ao planejamento e execução de uma expedição de verdade.

Todo o percurso será registrado em foto e vídeo pela equipe em campo. A proposta é divulgar todas as emoções da Expedição em ‘real time’ pelas redes sociais e produzir um vídeo documentário que será exibido pela internet e também no programa apresentado pelo documentarista de natureza, Fernando Lara, na TV Cultural Vale do Aço.

“Nesse ambiente, a natureza e os desafios da própria Expedição colocarão a prova os integrantes dessa jornada, físico e psicologicamente”, afirma Fernando Lara. O objetivo é registrar durante todo o projeto as belezas de fauna, flora, aspectos antropológicos e geográficos das regiões visitadas.

Um dos pontos de destaque da Expedição será a RPPN Cara da Onça, em Bodoquena, grande parceira de Fernando Lara na realização desse projeto. O local será base da Expedição durante cinco dias em que a equipe estiver registrando a região. A unidade de conservação está localizada no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que também está apoiando o projeto por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Logo em seguida, a equipe segue estrada em direção ao Pantanal Sul.

Retorno

Essa não é a primeira vez que Fernando Lara registra o Pantanal Sul, Bonito e Bodoquena. Em 2011, o documentarista de natureza percorreu sozinho, mais de 20 mil quilômetros de motocicleta registrando mais de 30 unidades de conservação do Brasil, em 20 estados, durante oito meses de trabalho. Entre os locais de destaque, estão o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e Bonito.

Em quase 15 anos de carreira, o expedicionário já registrou unidades de conservação em todos os estados brasileiros e diversos países da América do Sul e África (Ruanda, Uganda, Quênia e Tanzânia). 

Recapeamento

Governo abre licitação de quase R$ 6 milhões para recapear avenidas antigas no Nova Lima

05/11/2026 09h40

Rua Jerônymo de Albuquerque, Nova Lima

Rua Jerônymo de Albuquerque, Nova Lima Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

SAÚDE

HRMS inaugura serviço de cuidados paliativos com 10 leitos hospitalares

Assistência conta com quatro médicas paliativistas, uma enfermeira, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais

05/11/2026 09h36

Paciente em consulta no HRMS

Paciente em consulta no HRMS Foto: Patrícia Belarmino

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).