Cidades

Cidade de Deus

Área no Noroeste será desapropriada para abrigar famílias da Cidade de Deus

Rua será aberta em área para receber infraestrutura e abrigar famílias

Redação

07/01/2015 - 14h12

A prefeitura de Campo Grande publicou no Diário Oficial do Estado  a desapropriação de uma área de 7.440 metros quadrados no Jardim Noroeste para implantar loteamento social destinado ao reassentamento de 240 família que hoje ocupam a Favela Cidade de Deus. O realocamento das famílias até a primeira quinzena de janeiro é uma determinação judicial e o prazo ficou definido durante reunião no começo de dezembro entre representantes da prefeitura e o juiz da 2ª Vara de Fazenda Pública, Luiz Felipe Medeiros Vieira.

Segundo informado nesta quarta-feira (7) pela prefeitura, a área de 7.440 metros quadrados no Jardim Noroeste será destinada à abertura do prolongamento da Rua Otilia Coelho Neto e de uma via paralela à Rua Eugênio Legusisman. Na região está sendo implantado a infraestrutura de um loteamento social.

O local ocupado pelos moradores da Cidade de Deus, ao lado do lixão, será transformado em cortina arbórea.

Segundo o procurador geral Fabio Leandro, o município já cumpriu a liminar do juiz Waldir Peixoto Barbosa, que determinou a reintegração de posse da área pertencente ao aposentado Arthur Altounian que será desapropriada. Circunda a da Prefeitura que foi dividida em 140 lotes, entre as ruas Avenida Flores da Cunha, Otilia Coelho Neto, Zita Rosa e Eugênio Legusisman. Os outros 100 lotes reservados as famílias do Cidade de Deus serão abertos numa quadra acima, que também são de propriedade do município.

Com a desapropriação, a Prefeitura vai retomar a abertura das ruas e a instalação da rede de energia elétrica.

Fábio Leandro explica que a partir do cumprimento da reintegração de posse da Favela Cidade de Deus e concluído o reassentamento a Prefeitura terá 90 dias para promover a inclusão das famílias em projetos habitacionais, ações de inclusão produtiva, cursos de qualificação e treinamento de mão de obra.”Na condição atual de invasores, a Prefeitura é impedida legalmente de inscrever estas famílias em qualquer programa de moradia ”, explica o procurador.

O município diz que vai assegurar às crianças vaga na escola municipal do Jardim Noroeste e haverá a contratação de mais um médico, enfermeira e um dentista, para reforçar o atendimento na Unidade Básica de Saúde.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).