Cidades

TRAGÉDIA

Desaparecido em explosão de plataforma da Petrobras relatou vazamento em janeiro

A informação foi repassada por meio de WhatsApp à irmã dele, Luiza Pereira, 30

Redação

13/02/2015 - 04h00
Notícia sem imagem

Um dos desaparecidos na explosão do navio-plataforma utilizado pela Petrobras no Espírito Santo, Jonatas Pereira, 24, afirmou, no fim de janeiro, que havia ocorrido um vazamento de gás na embarcação.

O FPSO Cidade São Mateus é um navio-plataforma de extração de óleo e gás de propriedade da empresa BW Offshore e que presta serviço para a estatal.

A informação foi repassada por meio de WhatsApp à irmã dele, Luiza Pereira, 30. No texto, enviado dia 22, ele diz: "Agora eu vi a merda de trabalhar embarcado. Por pouco não abandonamos essa porra aqui. Vazamento de gás. O capitão mudou até de voz."

"Correria e desespero total", completou o taifeiro, espécie de auxiliar de serviços gerais da plataforma.

Sem informações sobre o irmão após o acidente, Luiza procurou os hospitais da cidade para tentar encontrá-lo. Ela diz que tentou contatar a BW, responsável pela operação do barco, mas os telefonemas não foram atendidos.

"O Jonatas ia desembarcar na sexta-feira (6), mas a pessoa que ia rendê-lo ficou doente e ele continuou lá", afirmou.

Outro lado

Questionada sobre o relato de vazamento de janeiro e o de que houve duas explosões na plataforma nesta quarta-feira, a BW informou, por meio de sua assessoria, que "o foco agora é o atendimento às famílias e o laudo técnico vai sair em 90 dias".

Histórico

Na embarcação, havia 74 pessoas. Quatro continuam desaparecidas e ao menos 25 ficaram feridas - entre elas, três em estado grave.

Registrado próximo à região de Aracruz na tarde desta quarta-feira (11) no navio FPSO Cidade de São Mateus, o incidente é o pior em número de vítimas em plataformas contratadas ou operadas pela Petrobras desde 2001, quando 11 pessoas morreram em duas explosões.

Um dos feridos contou a um parente que houve duas explosões, com intervalo de uma hora e meia entre elas, na plataforma. "Ele disse que houve a primeira explosão e o alarme soou, mas ninguém se feriu. Uma hora e meia depois, teve a outra", afirmou Alexandre Tavares, 35, cunhado de Diego Chaves, 30.

Segundo Tavares, Diego confirmou o vazamento do dia 22 de janeiro, relatado por Jonatas Pereira.

REMOÇÃO

Nesta quinta-feira (12), a BW informou que os corpos dos cinco mortos devem continuar sem remoção durante a tarde, já que uma equipe técnica ainda vai verificar as condições de segurança da embarcação. A retirada dos corpos depende da polícia, que não havia chegado ao local no meio desta tarde.

"Tecnicamente, ainda não temos indícios do que houve. O nosso foco é a assistência às famílias. O que temos de informação é que um vazamento de gás causou uma explosão na casa de bombas", afirmou Benito Ciriza, um dos vice-presidentes da BW, em entrevista a jornalistas.

Os feridos com menor gravidade foram levados ao hospital Metropolitano ontem à noite, enquanto os mais graves estão no Vitória Apart Hospital. O Metropolitano não forneceu informações sobre o estado das vítimas.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).