Cidades

PARCERIA

Universidade Federal de MS participa de ação no rio Paraguai

A Expedição teve início na segunda-feira e percorrerá, até o dia 27 de março, cerca de 600 Km no rio Paraguai

Redação

11/03/2015 - 07h00
Notícia sem imagem

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio da Faculdade de Direito, participa da Expedição da Cidadania, realizada pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), em parceria com a Marinha do Brasil, Justiça Federal, Estadual, Eleitoral e diversos órgãos do Poder Executivo. A iniciativa objetiva levar à população que vive em situação de isolamento e pobreza às margens e na área próxima ao Rio Paraguai, entre Corumbá (MS) e Cáceres (MT), serviços como emissão de documentos, benefícios previdenciários, ações preventivas para a saúde e assistência jurídica, entre outros.  

A Expedição teve início na segunda-feira e percorrerá, até o dia 27 de março, cerca de 600 Km no rio Paraguai. Na segunda etapa de visitas, de 11 a 29 de maio, serão entregues os documentos e realizadas atividades jurídicas. Aproximadamente 60 voluntários participarão da ação, entre servidores, magistrados e palestrantes.

Representando a Universidade está o professor Aurélio Briltes e os acadêmicos do curso de Direito do Câmpus do Pantanal (CPAN): Nicolle Rodrigues,  Dayanne Araújo e Diego Deicle Cáceres. Para o professor "além de contribuir significativamente com a formação humanística dos acadêmicos, com a possibilidade de agregar conhecimento interdisciplinar, a participação da Universidade na ação promove por meio da prática jurídica a efetivação dos direitos fundamentais à população ribeirinha do Pantanal". 

Além da UFMS, participam da parceria com a AJUFE os governos dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as Defensorias Públicas, os Tribunais de Justiça (TJs) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de ambos os estados, os Tribunais Regionais Federais (TRFs) da 1ª e da 3ª Região, os cartórios de registro de Corumbá/MS e de Cáceres/MT, a Defensoria Pública da União, o Ministério da Previdência Social, o Ministério da Pesca, o Ministério das Comunicações, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Receita Federal do Brasil, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a prefeitura de Corumbá/MS.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).