O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), informou durante a sessão da Câmara Municipal de Campo Grande desta terça-feira (24) que a Comissão de Obras e Serviços Públicos criará uma equipe para fiscalizar “in loco” o “status” das obras da Capital. Carlão destacou que é preciso acompanhar as informações apresentadas no relatório da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha).
“O Valtemir Alves de Brito veio de forma solícita a Câmara, preparou um relatório sobre as obras em um levantamento com obras desde 2011. Mas precisamos comprovar in loco se realmente as obras estão em andamento ou totalmente paralisadas, ou ainda se foram iniciadas. Porque que têm informações que não batem”, ponderou, acrescentando que cada membro da Comissão deverá visitar em média 30 obras.
Queremos mais informações sobre a situação da contrapartida, porque no caso de algumas obras paradas existe o problema da falta de verba do Município.
“Tem dados de obras com 80% já prontas e pelas quais a empreiteira responsável teria recebido somente 49% do valor do contrato. Como vai tocar a obra desse jeito? São informações de difícil compreensão. Entendo a disponibilidade do Kako em vir à Câmara e apresentar o relatório, mas precisamos de dados reais, até para ajudar o Executivo, fiscalizar se houve dolo na condução destes projetos na administração passada”, questiona.
O vereador Ayrton Araújo informou ter visitado o Jardim Botafogo para fiscalizar a obra da academia ao ar livre, mas revelou que o terreno nem foi roçado e não está pronto para receber a obra. Ele ponderou que o relatório apresenta como obra em andamento.
“Como assim? Só se for quanto ao âmbito jurídico da obra, porque não tem nada lá ainda”.
Carlão alerta que, em alguns casos, o prejuízo aos cofres públicos por conta de obras paradas pode ser maior. Isto porque, segundo ele, alguns projetos em situação de abandono poderão ter de ser parcialmente refeitos: “essa situação eleva os custos e representa perda ao erário público”.
Integram a Comissão de Obras os vereadores: Carlão (presidente), Engenheiro Edson Shimabukuro (de licença médica), Ayrton Araujo (integrante), Alceu Bueno (integrante), Chiquinho Telles (integrante).