Boicote, comoção, comemoração. Foram vários os tipos de manifestações por conta do beijo carinhoso e apaixonado de Teresa e Estela. Nas ruas as pessoas aplaudiram Fernanda Montenegro e Nathália Timberg. Outros resolveram apedrejá-las.
Porém, nada mudou no trabalho das duas grandes atrizes que levam o relacionamento das duas mulheres – uma história de amor de mais de 40 anos – com grande maestria de acordo com o texto de Gilberto Braga, João Ximenes Braga e Ricardo Linhares.
Fernanda Torres, a filha de Fernanda Montenegro, falou sobre o “polêmico” beijo, durante a coletiva do lançamento da última temporada de “Tapas & Beijos”, que deixa a programação da TV Globo este ano.
“A mamãe é incrível! Brinco dizendo que ela é o homem da relação das duas”, faz piada. “Não sei o que dizer sobre a polêmica em torno do beijo gay de duas senhoras, não sei bem se a questão é o beijo das duas. Talvez tenha sido o fato de ter acontecido no primeiro capítulo. Não sei se o beijo é o problema, mas acho que a sociedade brasileira está mudando, e está se revelando”, tenta encontrar uma explicação.
“Tem um lado conservador e que é legítimo, existe esse lado e ele merece ser ouvido e visto. A questão da homofobia, que é uma loucura não ser crime ainda. Estão matando pessoas por isso. Acho que o Brasil está assustado com ele mesmo. É isso que eu acho. Uma pena! ‘Babilônia’ está linda! E, tenho certeza que será um sucesso”, finaliza.