Cidades

dependentes

Capital terá segunda unidade de acolhimento do Centro-Oeste

Local terá capacidade para atender até 14 dependentes

Redação

15/04/2015 - 16h44

A Unidade de Acolhimento para dependentes químicos (de drogas e álcool) da rede pública de Campo Grande será inaugurada nesta quinta-feira, às 15 horas, na Rua Joaquim Murtinho. Esta é a segunda unidade do tipo da região Centro-Oeste, a primeira fica no Distrito Federal.

A casa terá capacidade para atender até 14 dependentes, selecionados entre os que perderam o vínculo familiar e social, muitos moradores de rua. Eles poderão, por pelo menos seis meses, morar, fazer suas refeições, além de terem a oportunidade de reinserção social, encaminhamento para o mercado de trabalho, acesso a cursos de requalificação profissional. Paralelamente poderão continuar, se precisarem, o tratamento terapêutico no CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas).

Segundo a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde Pública, Ana Carolina Guimarães, o trabalho da casa de acolhimento não se confunde com o de uma clínica para recuperação de dependentes. Será um espaço onde os dependentes permanecerão voluntariamente, com a perspectiva de ter oportunidade de restabelecer relacionamentos sociais, mas vão precisar seguir regras. Uma das normas é que lá dentro não poderão usar nenhum tipo de drogas nem consumir tabaco. Eles serão responsáveis pela limpeza da casa e preparação das suas refeições.

O projeto, que tem um custo mensal de R$ 30 mil, conta com a parceria do Ministério da Saúde e no âmbito da administração municipal, entre as secretarias de Saúde e de Políticas, Ações Sociais e Cidadania, responsável pelo recrutamento de cinco cuidadores que atuarão na casa sob a supervisão de um enfermeiro.

Estrutura de atendimento

O atendimento a dependentes químicos na rede pública é prestado no CAPS-AD, que funciona em regime 24 horas. Desde janeiro foram abertos 12 leitos onde são atendidos os casos mais graves de pacientes em surto ou crise de abstinência. Está planejamento a abertura de uma segunda unidade no Bairro Guanandi funcionará no prédio do Centro Regional de Saúde que será desativado com a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).