Cidades

NACIONAL

Comissões estaduais da Verdade criam rede nacional para acompanhar processos

Comissões estaduais da Verdade criam rede nacional para acompanhar processos

Redação

18/04/2015 - 12h22
Notícia sem imagem

As comissões estaduais da verdade vão criar uma rede nacional com objetivo de dar continuidade às recomendações feitas nos relatórios apresentados até agora. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (17) e faz parte de uma carta lançada ao final de um encontro, no Rio, entre representantes de comissões da Verdade de seis estados: Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

O presidente da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, Wadih Damous, disse que a rede vai garantir que o trabalho de anos das comissões não fique sem providências. "O trabalho continua, porque ainda há muita coisa para investigar, apurar e revelar. Talvez esse trabalho não se conclua com o término das atividades das comissões, daí termos idealizado este encontro para tratar do legado e de mecanismos de monitoramento das recomendações da comissão nacional e das comissões estaduais".

O representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ivan Seixas, ressaltou que a Comissão Nacional da Verdade (CNV) foi um ponto de partida para revelar ao país o que houve na época da ditadura. "As recomendações dão início a uma nova fase, que tem de ser assumida pela sociedade. As comissões estaduais, municipais, de universidades e de sindicatos fizeram parte de uma grande rede e continuam funcionando. Então são muito importantes os seus desdobramentos, porque nada terminou, a impunidade do passado serve de incentivo à impunidade do presente."

A presidente da Comissão Especial para Mortos e Desaparecidos Políticos, procuradora da República Eugênia Gonzaga, ressaltou que é importante retomar os trabalhos da entidade, que foi uma das gêneses das comissões da Verdade. "A entrega do relatório da CNV pode ter dado a impressão de que os trabalhos estavam encerrados, mas ainda há muito o quê fazer. A permanência dessas comissões da Verdade vai fazer com que as situações de morte e desaparecimentos continuem a ser apurados, para que sejam levadas à Justiça e possibilitem a identificação dos corpos."

Outras informações sobre o relatório apresentado pela CNV em dezembro do ano passado à presidente Dilma Rousseff podem ser encontradas na página da comissão na internt.

INFILTRADOS 2

Policiais civis são alvos de operação que investiga desvio de droga

Nove policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) foram alvos de medidas cautelares nesta nova fase

05/11/2026 09h45

Operação Infiltrados investiga o desvio de drogas dentro da Defron

Operação Infiltrados investiga o desvio de drogas dentro da Defron Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Recapeamento

Governo abre licitação de quase R$ 6 milhões para recapear avenidas antigas no Nova Lima

05/11/2026 09h40

Rua Jerônymo de Albuquerque, Nova Lima

Rua Jerônymo de Albuquerque, Nova Lima Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).