Cidades

Caso Angélica e Luciano

Hospital rebate acusações do Samu e alega que denúncias têm caráter eleitoreiro

Wilson Teslenco negou que Santa Casa tenha disponibilizado leito de UTI para família global

Redação

27/05/2015 - 12h20

Para o presidente da Associação Beneficente de Campo Grande, Wilson Teslenco, as denúncias feitas pelo coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Eduardo Cury, são midiáticas e o médico aproveitou para colocar seu nome na imprensa com caráter eleitoreiro. Cury se posicionou nesta semana contra o atendimento prioritário e exclusivo dado a família dos apresentadores Angélica e Luciano Huck, depois de acidente no último domingo (24).

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (27), Wilson Teslenco garantiu que o médico tem canal de comunicação pleno com a Santa Casa, mas em nenhum momento utilizou essa abertura.

Com relação a reclamação do coordenador do Samu de que pacientes estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) aguardando a liberação de leitos na Santa Casa, Teslenco rebateu, dizendo que “se havia paciente aguardando na UPA isso ocorria por decisão ou falta de decisão do regulador do serviço”.

A Santa Casa negou ainda que tenha disponibilizado leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Angélica e Luciano e garantiu que eles ficaram numa área destinada para pacientes de convênio, no caso, o Bradesco Saúde.

Wilson Teslenco considerou um “milagre” o fato de os ocupantes da aeronave não precisarem de respirador e leitos de UTI porque não estavam disponíveis na ocasião.

ATENDIMENTO
O presidente da associação ressaltou que a chegada do grupo que estava na aeronave ocorreu por demanda espontânea e não regulada, mas que a política do hospital é a de estar sempre de portas abertas.

Segundo Teslenco, a família global foi recebida no pronto socorro do hospital, fez exames complementares e foi encaminhada ao 5º andar por conta do tumulto criado no setor, prejudicando o atendimento a outros pacientes.

“A única diferença no atendimento foi em função do tumulto que se criou no pronto socorro por serem pessoas conhecidas, sendo transferidas para a área mais interna possível para manter a multidão de curiosos distantes e restabelecer a ordem no setor”, justificou o presidente da associação, frisando que várias pessoas tentavam invadir o local onde Angélica e Luciano Huck eram atendidos.

EXCESSO DE PACIENTES
A coordenadora do Núcleo Interno de Regulação da Santa Casa, Priscilla Alexandrino de Oliveira, pontuou que no último domingo foram atendidas, até meia-noite, 157 pacientes e que a unidade hospitalar não aceita ou nega pacientes porque essa questão fica a critério do regulador, que define pelo atendimento ou não, mediante a informação da capacidade instalada.

De acordo com Priscilla Alexandrino, nos últimos 10 dias houve excesso no número de pacientes críticos em decorrência da greve dos médicos em Campo Grande, da baixa resolutividade nos postos de saúde e ingresso de pacientes do interior.

Com relação ao fato de o piloto Osmar Frattini ter sido encaminhado para a UPA Universitário e não para a Santa Casa, como as demais pessoas que estava na aeronave, a coordenadora Priscilla explicou que como ele foi transportado por aeronave da Força Aérea, não entrou por livre demanda no hospital, acabou sendo regulado pelo Samu e encaminhado para a UPA.

ACIDENTE
O avião modelo Embraer 820C apresentou uma pane no motor. A aeronave havia decolado de uma estância turística do Pantanal, em Miranda com previsão de pousar no aeroporto de Campo Grande, na manhã de ontem.

Huck e os filhos viajaram para o Pantanal para acompanhar uma série de gravações de Angélica para o programa semanal "Estrelas", da Rede Globo.

Risco de Bloqueio

210 aposentados e pensionistas podem ficar sem receber em Campo Grande

Convocados que não fizeram o recadastramento em outubro têm 30 dias para regularizar a situação e evitar o bloqueio do benefício.

05/11/2026 16h03

Aposentados e pensionistas de Campo Grande têm 30 dias para regularizar cadastro e evitar bloqueio do pagamento.

Aposentados e pensionistas de Campo Grande têm 30 dias para regularizar cadastro e evitar bloqueio do pagamento. Foto: Marcelo Vitor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NATAL EM CAMPO GRANDE

Papai Noel chega neste sábado ao Bosque dos Ipês com programação gratuita para famílias

Chegada do bom velhinho será marcada por apresentações musicais, coral infantil e cortejo

05/11/2026 15h36

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas

Papai Noel chega ao Shopping Bosque dos Ipês neste sábado (7), dando início à programação natalina com apresentações musicais e decoração temática dos Ursos Peraltas Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).