Cidades

físico

Hawking optará por eutanásia quando se tornar "um peso"

Físico sofre de esclerose lateral amiotrófica e está preso a uma cadeira de rodas há 45 anos

Redação

04/06/2015 - 05h00

Preso a uma cadeira de rodas desde 1970, o físico britânico Stephen Hawking afirmou que optará pela eutanásia quando se tornar "um peso" para os outros. A declaração foi dada à emissora "BBC", durante um programa que ainda será veiculado.


O cientista, cuja vida foi retratada no filme "A Teoria de Tudo", disse que considera o suicídio assistido "apenas em casos de grave sofrimento", ou então se um dia se der conta de que não pode mais "dar uma contribuição à humanidade", virando "um peso" para quem vive ao seu redor.

Hawking, de 73 anos, sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença que o imobilizou e o condenou a se comunicar por meio de um sintetizador de voz. "Manter alguém vivo contra a sua vontade é o tratamento mais indigno que pode existir", ressaltou. No entanto, ele deixou claro que ainda pretende "destrinchar outras dúvidas sobre o Universo" antes de morrer.

Na entrevista, o físico também exprime um profundo sentimento de solidão. "As pessoas têm medo de falar comigo, ou então não têm tempo para esperar minha resposta escrita. Gostaria de poder voltar a nadar. Quando meus filhos eram pequenos, eu poderia ter brincado com eles", disse.

No Oscar deste ano, o britânico Eddie Redmayne foi premiado com o prêmio de melhor ator pela sua interpretação de Hawking em "A Teoria de Tudo". Na ocasião, o artista foi parabenizado pelo próprio cientista, que afirmou estar "orgulhoso" de seu trabalho.

INFILTRADOS 2

Policiais civis são alvos de operação que investiga desvio de droga

Nove policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) foram alvos de medidas cautelares nesta nova fase

05/11/2026 09h45

Operação Infiltrados investiga o desvio de drogas dentro da Defron

Operação Infiltrados investiga o desvio de drogas dentro da Defron Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Recapeamento

Governo abre licitação de quase R$ 6 milhões para recapear avenidas antigas no Nova Lima

05/11/2026 09h40

Rua Jerônymo de Albuquerque, Nova Lima

Rua Jerônymo de Albuquerque, Nova Lima Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).