Desde abril, o fim do mês levanta questionamentos sobre o pagamento dos servidores municipais no mês seguinte.
O questionamento é sempre o mesmo: diante da crise econômica da Capital, o Executivo conseguirá pagar os servidores até o quinto dia útil, como determina a lei?
Nos bastidores da gestão municipal, a informação é de que o salário seria pago por volta do dia 10 de julho.
O secretário-adjunto de Planejamento, Controle e Finanças, Ivan Jorge, garante que o pagamento sai no prazo legal, mas o titular da administração, Wilson do Prado, confessa, “a prefeitura está no ‘cheque especial’”.
A folha de pagamento dos funcionários públicos municipais tem sido objeto de medidas de contingenciamento desde abril, em busca da diminuição do índice de comprometimento da receita com gastos de pessoal, uma vez que o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (51,3%) foi extrapolado.
O fechamento da folha, que tradicionalmente ocorre por volta do dia 20 de cada mês ainda não aconteceu.
(*) A reportagem, de Lucas Junot, está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.