Cidades

Oriente médio

Falta de recursos ameaça ajuda da ONU a refugiados palestinos no Líbano

Falta de recursos ameaça ajuda da ONU a refugiados palestinos no Líbano

Redação

26/06/2015 - 07h51
Notícia sem imagem

e depender do estado atual de suas contas, a UNRWA (agência da ONU para refugiados palestinos) só poderá manter as atividades no Líbano até outubro deste ano.

A crise afetará os cerca de 500 mil refugiados palestinos que são atendidos por essa organização no país, em 12 campos.

"Só será possível manter as portas abertas se reduzirmos drasticamente os nossos serviços", afirma à reportagem o diretor regional Matthias Schmale em seu escritório na capital libanesa.
A redução do auxílio prestado por essa agência será especialmente severa no Líbano, já que ali os refugiados palestinos não recebem amparo do governo, ao contrário do que ocorre em outros países da região nos quais a UNRWA trabalha.

Segundo Schmale, metade de toda a verba da organização para hospitalizações é gasta no Líbano. A outra metade é dividida entre outras quatro nações. "Os palestinos dependem de nós, aqui."
O deficit da UNRWA não é causado pela diminuição nas contribuições a suas contas. Segundo o diretor regional, tem havido aumento dos envios de seus principais doadores. Mas crescem também os gastos de operação, especialmente os de aluguel para as instalações no Líbano.

Além disso, há aumento nos gastos relacionados à vinda dos refugiados palestinos que até então moravam na Síria, onde uma guerra civil tem deslocado essa população desde março de 2011.
Uma das esperanças na UNRWA é atrair países emergentes, o Brasil sendo um dos principais alvos, para que contribuam mais. O Brasil enviou em 2014 uma quantia de arroz equivalente a R$ 28 milhões, repassados por meio do programa de alimentos das Nações Unidas.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).