Cidades

Meta

Brasil quer produzir 3 mi de toneladas de pescado até 2020

A meta é sair de 760 mil ton para 1 milhão ton na área da captura

Redação

01/07/2015 - 12h57
Notícia sem imagem

O Ministério da Pesca e Aquicultura tem uma meta de crescimento anual de 20% na produção de pescado para que o Brasil alcance, até 2020, 3 milhões de toneladas (ton) produzidos, na pesca de captura e na aquicultura, e esteja entre os cinco maiores ofertantes de proteína de pescado do mundo. “A meta é sair de 760 mil ton para 1 milhão ton na área da captura e de 600 mil a 700 mil ton para 2 milhões ton na aquicultura”, disse o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho.

O objetivo, segundo o ministro, é que o Brasil se torne autossuficiente na produção, favorecendo também a balança comercial, e, com o aumento da oferta, consiga diminuir o preço do pescado no mercado interno. Ele conta que o país importa anualmente mais de 400 ton de pescado.

Barbalho participou hoje (1º) do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços, para falar sobre  o Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2015/2016, que vai ofertar R$ 2 bilhões em recursos com linhas de crédito especiais para estimular o crescimento do setor.

O objetivo, segundo Barbalho, é atender desde o pescador artesanal até a indústria do pescado, incentivando a iniciativa privada, como a fabricação de ração e os frigoríficos. “Queremos estimular para que haja esse encontro de interesses, que este plano safra não apenas ajude o Brasil a se desenvolver, mas que contribua para a inclusão social. Porque são pessoas que estão envolvidas e é pra elas que temos que ter um olhar atento, com qualificação técnica, com fomento, com centros de alevinagem que ofertem alevinos mais baratos, com investimentos em ciência e em conhecimento.”

Para que as metas sejam alcançadas o ministério identificou sete estados com maior capacidade de ampliação, mapeou as águas da União, os reservatórios já existentes e atividade de tanques escavados espalhados pelo país. No aquicultura, Barbalho quer mobilizar os estados para simplificar e agilizar o licenciamento ambiental e os processos de concessão de água. O setor da pesca passa pelo melhoramento da gestão pesqueira para garantir capacidade de captura e garantia de preservação dos estoques pesqueiros, com investimentos em tecnologias, renovação e adequação da frota e diminuição de desperdícios na captura.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).