Depois de paralisar e suspender os pagamentos a empresas investigadas na Operação Lama Asfálticas, da Polícia Federal, Receita Federal e Controladoria-Geral de União, o Governo do Estado vai contratar uma empresa de auditoria para analisar todos os contratos firmados nos últimos anos. Segundo o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o Aquário do Pantanal será uma das obras alvo da ação.
Em agenda pública nesta segunda-feira (27), Azambuja reafirmou a importância da investigação que vem sendo feita desde o início do mês pela PF e disse que todo valor que tenha sido desviado dos cofres públicos precisa ser devolvido.
“Se tem alguém lesado nisso é o Governo do Estado”, completou.
Ainda de acordo com o governador, está em andamento um processo de contratação de empresa especializada em auditoria de contratos com o poder público. O valor do serviço e o prazo de contratação não foi divulgado por Azambuja.
Irão passar pela auditoria apenas os contratos firmados entre o Governo do Estado e as empresas investigadas pela operação, entre elas a Proteco Construções e a LD Construções, de propriedade de João Krampe Amorim e de seu genro Luciano Dolzan, respectivamente.
AQUÁRIO
Em relação ao Aquário, não há data fixada para o retorno da obra. Na última semana, depois dos desdobramentos da Lama Asfáltica, a Egelte, empresa que venceu a licitação da obra iniciou o processo de retomada dos trabalhos, depois de ter passado tudo para as “mãos” da Proteco.
Sobre os peixes que sobreviveram e continuam em tanques improvisados da Polícia Militar Ambiental (PMA), não há definição. Segundo Azambuja, o secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck está avaliando qual será o destino dos animais.
Depois de rompimento de contrato com a empresa Anambi Análise Ambiental, o governo do Estado é quem está responsável por cuidar dos peixes.
LAMA ASFÁLTICA
De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram em 2013 e apontaram existência de esquema de superfaturamento de obras “mediante prática de corrupção de servidores públicos e fraudes a licitações, ocasionando desvios de recursos públicos”. A organização criminosa atua no ramo de pavimentação de rodovias, construção de vias públicas, coleta de lixo e limpeza urbana.