Vítimas revelaram, em uma reportagem da Rádio Bandeirantes, nesta segunda-feira, detalhes de um novo golpe aplicado por estelionatários para conseguir a senha do cartão de clientes de bancos. O consumidor lesado em golpes como este dificilmente consegue reaver com as instituições financeiras os valores subtraídos.
No novo golpe, integrantes de quadrilhas se passam por funcionários de instituições financeiras em ligações telefônicas. Com informações precisas sobre o histórico do consumidor, oferecem troca de cartão, alegando que este está clonado ou próximo do vencimento. Em nome de uma suposta comodidade, os falsários pedem ao correntista uma carta de próprio punho com a senha e as chaves de segurança em um envelope que será retirado por um motoboy. O cartão antigo também deve ser entregue e a promessa é que um novo chegará à residência do cliente.
Tribunais de todo o país entendem que a guarda e vigilância do cartão e da senha é responsabilidade do cliente. Contudo, o procurador de Justiça Daniel Fink defende a tese de que os bancos têm que assumir o prejuízo decorrente de fragilidade do sistema que operam.
Cidades
CARTÃO DE CRÉDITO
Quadrilhas aplicam novo golpe para conseguir senha
Quadrilhas aplicam novo golpe para conseguir senha
Nova Mobilidade
Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande
Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível
05/11/2026 17h46
Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande
Educação
Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS
Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026
05/11/2026 17h19
Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES