Começa neste sábado a campanha de vacinação contra a Poliomielite em Mato Grosso do Sul. O público-alvo é de 179.218 crianças no Estado, sendo a meta de imunização de 95% em cada município, correspondendo a 170.258 crianças com a vacina oral contra a poliomielite, independentemente de ter sido vacinada em outra situação.
A ação terá seu dia D neste sábado e será realizada até 31 de agosto. O objetivo é vacinar indiscriminadamente crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, com o objetivo de evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no País.
Esta será a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, comemorando o 26º ano sem a doença no País, estando livre do poliovírus desde 1990. De acordo com o Ministério, até que aconteça a certificação mundial da erradicação do agente infeccioso, todas as ações devem ser mantidas.
A ação é uma parceria do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) com as Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde.