Cidades

CRAS

Polícia Ambiental captura sucuri e tamanduá raro atropelado

Um gambá e um cágado também foram recuperados

Redação

17/09/2015 - 16h04

Policiais Militares Ambientais de Campo Grande recolhem média de oito animais diariamente ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS). Normalmente o predomínio é de aves, porém, nesta quarta-feira (16) foram apenas répteis e mamíferos.

Um gambá foi capturado no bairro Jardim Presidente em uma residência. No bairro Itamaracá foi recolhido um cágado. Uma sucuri foi capturada, quando se escondia em um trator, a qual fora trazida da cidade de Dourados. Na BR 262, no município de Terenos (MS), uma pessoa encontrou à margem da pista, um filhote de tamanduá-bandeira, que estava ferido depois de ter sido atropelado. O usuário da rodovia entregou o animal à PM, que entregou à PMA, a qual levou o bicho para tratamento no CRAS.

O filhote de tamanduá-bandeira apresentava uma característica rara. Os técnicos suspeitam que ele seja melânico, por não apresentar a parte de pelagem branca, própria da espécie. O Melanismo é uma mutação relacionada à pigmentação em uma determinada área do corpo dos animais, que afeta pêlos, penas, pele e escamas, criando novos padrões nos animais. O animal que apresenta a mutação fica com um aspecto mais escuro. É bem disseminado na onça-pintada, quando alguns exemplares se apresentam na cor preta (chamada onça-preta), porém, próximos, podem-se ser observadas as malhas pintadas. Os animais com mutação não apresentam doenças associadas como no albinismo. Normalmente ganham características que beneficiam a sua sobrevivência.

Saúde Sob Auditoria

Prefeitura tem 15 dias para explicar R$ 71 milhões da saúde em Campo Grande

Auditoria federal aponta inconsistências e possível devolução de recursos; Câmara cobra documentos e plano para corrigir falhas.

05/11/2026 17h06

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura.

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura. Foto: Arquivo Correio do Estado.

Continue Lendo...

Meio Ambiente

Rio Paraguai cai abaixo de 1 metro em Ladário e mantém alerta de seca no Pantanal

Nível chegou a 89 centímetros, 38 centímetros abaixo da medição de outubro; Imasul também aponta recuo nos rios Miranda e Taquari

05/11/2026 16h07

Rio Paraguai cai abaixo de 1 metro em Ladário e mantém alerta de seca no Pantanal

Rio Paraguai cai abaixo de 1 metro em Ladário e mantém alerta de seca no Pantanal Carlos Timoteo/Imasul

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).