Cidades

SETEMBRO VERDE

Falta de informação barra aumento de doação de órgãos em MS

Parentes de primeiro e segundo grau são responsáveis por autorizarem o transplante

Redação

21/09/2015 - 16h01

A falta de informação continua sendo o principal obstáculo para haver mais doações em Mato Grosso do Sul. Mesmo quando a pessoa tem a vontade de ser doador, são os familiares que precisam dar a autorização. E nem sempre há essa conversa entre familiares para que no momento mais difícil a autorização seja dada.

"Quando a pessoa morre, quem autoriza são os familiares até 2º grau. Então, muitas vezes, a gente chega para falar com essa família e eles não sabem o desejo de quem morreu", revela a coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para o Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa, Ana Paula Silva das Neves.

Ela reconhece que mesmo com as diversas campanhas, ainda há muitos impeditivos para disseminar a ideia de doação. No domingo (27) será comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e haverá diferentes ações para sensibilizar a população.

Segundo Ana Paula, o desconhecimento não está relacionado apenas ao desejo do falecido, mas aos próprios procedimentos cirúrgicos e constatação do óbito. "O critério de comprovação de morte cerebral é muito rígido no Brasil. São três médicos que não conversam entre si. Então não existe esse risco de atestarem a morte, mesmo a pessoa estando viva".

A coordenadora explica que depois da autorização, a família precisa esperar ao menos um dia até a liberação do corpo. Isso porque é preciso realizar exames de compatibilidade e localizar o paciente que vai receber o órgão. Quando não se trata de transplante de rim, o único procedimento do tipo realizado pela Santa Casa, ainda é necessário que uma equipe de outro estado venha a Campo Grande realizar a cirurgiã. 

"Para a família é um processo longo, mas explico que esse paciente hoje não tem mais chance. O outro, que vai receber, vai ganhar na Mega-Sena", declara Ana Paula. 

INFILTRADOS 2

Policiais civis são alvos de operação que investiga desvio de droga

Nove policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) foram alvos de medidas cautelares nesta nova fase

05/11/2026 09h45

Operação Infiltrados investiga o desvio de drogas dentro da Defron

Operação Infiltrados investiga o desvio de drogas dentro da Defron Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Recapeamento

Governo abre licitação de quase R$ 6 milhões para recapear avenidas antigas no Nova Lima

05/11/2026 09h40

Rua Jerônymo de Albuquerque, Nova Lima

Rua Jerônymo de Albuquerque, Nova Lima Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).