Cidades

NOVAS REGRAS

Câmara aprova limite a transferências voluntárias em ano eleitoral

texto do projeto não passa a valer imediatamente, porque ainda tem que ser aprovado pelo Senado

Redação

24/09/2015 - 17h01
Notícia sem imagem

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (24) projeto de lei que limita, em ano eleitoral, o valor das transferências voluntárias do governo federal a Estados e municípios, e também dos Estados aos municípios.

Pelo texto aprovado, a União não poderá exceder, no ano eleitoral, a média dessas mesmas transferências voluntárias nos três anos anteriores.

O texto do projeto não passa a valer imediatamente, porque ele ainda tem que ser aprovado pelo Senado.

A fórmula adotada é similar à que vale atualmente para os gastos com publicidade em ano eleitoral, que se limita a uma média dos três anos anteriores. O objetivo, segundo o autor do projeto em sua justificativa, deputado Sandes Júnior (PP-GO), é impedir o abuso do poder econômico nas eleições.

A legislação atual já impede que a União realize transferências voluntárias três meses antes das eleições, mas não estabelece um teto para esses gastos em ano eleitoral. Essa primeira regra, porém, continua valendo.

O projeto aprovado também criou uma exceção, permitindo que as transferências sejam realizadas em ano eleitoral sem limite de data ou de valor caso se trate de ações e serviços de saúde.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).